Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Pontos turísticos recebem reforço policial e ações preventivas durante a ‘Operação Círio’

Por Aline Saavedra (SECOM)
11/10/2019 11h01

A Estação das Docas foi um dos pontos turísticos que ganhou o reforço da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur)Mais de 80 mil turistas são esperados para o Círio deste ano. Muitos aproveitam a oportunidade para conhecer os atrativos turísticos da cidade, como a gastronomia, cultura e espaços de lazer. Para coibir a ação de criminosos em locais públicos, os principais pontos turísticos de Belém recebem reforço especial por meio da “Operação Círio”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). 

Esse trabalho é feito pela Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) da Polícia Militar, por meio de ações preventivas nos principais locais de permanência e visitação turística da capital paraense.

Entre os destinos mais procurados, de acordo com a pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), está a Estação das Docas, com 24% da opção dos turistas. "Contamos diariamente com o policiamento na Estação, além do posto fixo da Ciptur, e no mês de outubro ganhamos o reforço do aparato policial no complexo. Esta atuação do Governo do Estado é fundamental para garantir a tranquilidade dos paraenses e turistas para que possam desfrutar deste momento tão especial que é o Círio”, comenta o diretor presidente da Organização Social Pará 2000, José Dantas Júnior.

Além da Estação, a segurança é intensificada na Basílica Santuário, Complexos do Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia, Polo Joalheiro, Mangal das Garças, Portal da Amazônia, entre outros. Três postos de atendimento também auxiliam nesse processo, e estão localizados no Aeroporto Internacional de Val-de-Cães, Estação das Docas e Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).

A equipe também acompanha os turistas da Estação das Docas até o Complexo Feliz Lusitânia. “Nós orientamos preventivamente para que tenham cuidado, evitando assim um descuido que venha a se tornar uma ocorrência”, afirmou o Cabo Flávio Costa.

"Essa é mais uma ação da Segup para proporcionar aos romeiros que vêm até Belém segurança para que possam exercitar a sua fé, conhecer o que a cidade tem a oferecer sem que sejam vítimas de ocorrências", afirmou o secretário adjunto de Operações da Segup, Romulo Rodovalho.

Turismo - A pesquisa do Dieese informa ainda que os turistas do Círio têm origem principalmente dos Estados do Maranhão, com 14%; seguido por São Paulo, com 11%; Ceará, com 9%, e Rio de Janeiro, com 8%.

Leidmara Barreto veio do Rio Grande do Norte com um grupo de mais cinco pessoas. “Apesar das pessoas daqui nos alertarem sobre não andar com celular, bolsas e joias, na prática a gente não presenciou e nem fomos vítimas de nenhum tipo de crime”, disse a turista, ao informar também que pretende voltar mais vezes ao Pará. “A gente só vai levar coisa boa daqui, as paisagens, os passeios e, principalmente, a cultura”, relatou.