Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Governo apoia candidatura do culto à Nossa Senhora como patrimônio da Unesco

Por Laíse Coelho (SECOM)
11/10/2019 13h53

O governador recebeu a comissão da cidade de Nazaré, em Portugal, no Palácio do GovernoO governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio de Governo, em Belém, uma comissão da cidade de Nazaré, em Portugal que veio representar a campanha para a candidatura do Culto de Nossa Senhora de Nazaré como Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco. A secretária de estado de Cultura, Úrsula Vidal e a primeira dama do Pará, Daniela Barbalho, também estiveram presentes.

Na reunião foram apresentados os pontos em comum da fé em Nossa Senhora de Nazaré entre o Pará e Portugal e a representatividade da devoção à santa não só nesses dois lugares, mas em todo o mundo, devido aos valores que o culto a Ela carregam, como por exemplo, o de união. Na ocasião, o governo do Estado recebeu o convite da comissão para que o Pará tenha um papel protagonista na articulação desse reconhecimento visto que em Belém ocorre a maior procissão católica dedicada a fé em Nossa Senhora de Nazaré do mundo.

"É um momento muito feliz em testemunhar a fé na santa aqui em Belém. Isso só reforça que a ideia que tivemos de candidatar o culto a Nossa Senhora de Nazaré como patrimônio imaterial da humanidade é correta e ainda mais unir o estado do Pará, o governo do Pará, onde ela tem uma expressão tão forte, tão viva no dia a dia." destacou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal de Nazaré, em Portugal.

Helder Barbalho ao lado de Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal de Nazaré, em PortugalNa ocasião, o governador do Estado assinou o acordo de apoio a candidatura do reconhecimento do Culto de Nossa Senhora de Nazaré pela Unesco. A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) está ajudando nessa articulação. "Evidentemente que precisamos do apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do entendimento do instituto de que essa é uma candidatura legítima e que está muito circunscrita a essa dinâmica da cidade de Belém e que essa devoção à Nossa Senhora de Nazaré é planetária e muito bonita. O Pará é o berço do Círio de Nazaré e nós temos aqui tantos devotos que demonstram ao mundo como essa fé é transformadora". ressaltou a secretária, Úrsula Vidal.

O Círio de Nazaré já possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Agora a campanha é também para reconhecer a devoção à Santa. O chefe do executivo estadual, reforçou a importância da união para promover a candidatura. "Isto fortalecerá cada vez mais a importância de nossa padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, tendo a oportunidade de acolher a todos aqueles que são devotos pelo mundo para nos visitar e fortalecer a religião. O culto à Nossa Senhora de Nazaré deve ter uma visão mais ampla e é isto que nós queremos construir, inclusive para que a estratégia do turismo religioso, que ele não se restrinja apenas ao segundo final de semana de outubro, que nós possamos ter o ano todo visitações" concluiu Helder Barbalho.

Durante a reunião a comissão entregou para o governador uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que eles entregaram ao Papa, em novembro do ano passado, durante uma audiência para pedir apoio para esta candidatura a Unesco. O chefe do executivo também presenteou ao presidente da câmara municipal de Nazaré com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré semelhante a imagem peregrina.

Ouça a matéria completa: