Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTARÉM

Imprensa Oficial do Estado prepara lançamento de “Tupaiulândia”

Por Ailson Braga (IOE)
11/10/2019 14h36

O diretor do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), Cristovam Sena, foi recebido nesta sexta-feira (11) pelo presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), Jorge Panzera; por Moisés Alves, da Editora Pública da Ioepa; e por Sidiclei Miranda, chefe de Gabinete da Ioepa; para discutir detalhes sobre o lançamento da quarta edição do livro “Tupaiulândia”. A obra do historiador Paulo Rodrigues dos Santos foi impressa pela Ioepa e será lançada na programação da Festa Literária de Santarém, que ocorrerá de 9 a 17 de novembro próximo.

Moisés Alves explicou que a reunião também serviu para a discussão da apresentação do edital Prêmio Literário “Dalcídio Jurandir”, que também será realizada na Festa Literária. A editora da Ieopa estará presente no evento de 11 a 14 de novembro, e fará três lançamentos: “Tupaiulândia”, “Pastoral do Menor”, do Irmão Ronaldo David Hein” e “Terra Preta”, de Edvaldo Pereira.

“No dia 13 de novembro haverá a apresentação do edital Prêmio Literário ‘Dalcídio Jurandir’, e lançamento de ‘Tupaiulândia’. Vamos envolver a Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, a Alas (Academia de Letras e Artes de Santarém), o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós e o ICBS, além de convidarmos autores, produtores literários, escritores, contadores de histórias e o público interessado em conhecer nosso edital”, informou Moisés Alves.

Para Cristovam Sena, “Tupaiulândia” é a “bíblia da história de Santarém” e essa quarta edição ganha relevância porque a obra está há muito tempo fora de catálogo. Ele contou que o livro teve a primeira edição em 1972, também pela Ioepa, quando o governador era Fernando Guilhon.

“Quando o presidente Jorge Panzera esteve em Santarém, nós mostramos a ele o ‘Tupaiulândia’ e ele se interessou em relançar o livro, tanto pela importância história como pelo conteúdo, além de o livro ter sua primeira edição feita pela Ioepa. Agora, com esta reunião, estamos finalizando os detalhes para o lançamento da obra em Santarém”, contou Cristovam Sena.

O autor de “Tupaiulândia”, Paulo Rodrigues dos Santos, morreu em 1974, em Santarém. Dentre várias músicas, Paulo Rodrigues é autor da “Canção da Saudade”.