Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2019

Bombeiros atuam na prevenção de incidentes nas romarias deste sábado

Por Sargento BM Barreto (CBM)
12/10/2019 18h46

Neste sábado (12), teve início mais um dia de prevenção a incidentes nas romarias no Círio de Nazaré. Por volta das 5h30 da manhã, as equipes do Corpo de Bombeiros já se encontravam presentes nas proximidades da igreja matriz de Ananindeua, de onde saiu a primeira procissão do dia, com destino ao trapiche de Icoaraci.

No trajeto de 24 km, a imagem percorre a rodovia BR-316 e a avenida Augusto Montenegro, por onde os militares estavam distribuídos. No trapiche de Icoaraci, às 9h10, teve início o Círio das Águas. O Grupamento Marítimo Fluvial, sob o comando do major Ricardo Anaissi, contava com 40 militares em 9 embarcações, sendo 7 lanchas e 2 moto aquáticas.

As ações também tiveram o apoio dos demais órgãos integrados da segurança pública, que faziam a prevenção de incidentes com as embarcações que acompanhavam a romaria. Durante o percurso foram registrados dois atendimentos de primeiros socorros. Uma senhora passou mal, porém nada grave; enquanto um senhor teve uma parada cardíaca dentro de uma embarcação.

"Chegamos na embarcação e ele já estava em parada cardiorrespiratória. Iniciamos os procedimentos de massagem cardíaca e os fizemos por mais de uma hora, até chegar ao píer do Grupamento, quando a vítima foi entregue aos cuidados da equipe de saúde ao comando do médico Guataçara Gabriel, o qual diagnosticou o óbito do mesmo", relatou o cabo Willer, presente na ocorrência.

Além disso, duas embarcações ficaram à deriva e foram resgatadas pelos bombeiros. Logo após a Romaria Fluvial, na Moto Romaria, a prevenção foi feita por um efetivo de 21 militares e 10 viaturas, sendo 2 Unidades Resgate, 2 Motos Resgate, 3 Motos Incêndio, 2 Auto Rápido e 1 Combate Incêndio, sob o comando do Coronel Pinheiro.