Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO PROFESSOR

Concursada da Seduc, professora fala sobre o sonho de educar

Por Larissa Noguchi (SECOM)
15/10/2019 17h17

Entre livros e leituras diárias, a professora de Língua Portuguesa e Literatura Ruanne Ribeiro passeou, nesta terça-feira (15), Dia do Professor, nas lembranças da sua infância desde a alfabetização. “Lembro da professora Graça Pimenta, que ela era minha referência de pessoa, educadora. Sem dúvida, essa troca foi inspiração para escolher minha profissão”, recordou.

A carreira na sala de aula começou em 2015, mas foi recentemente que ela foi chamada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para lecionar nas Escolas Estaduais Paes de Carvalho e Pinto Marques. Ruanne faz parte dos 1.481 professores concursados convocados este ano. Ao todo, 21 mil professores trabalham, atualmente, na rede estadual de ensino.

Desde a universidade, Ruanne batalha pelo sonho de construir uma nova perspectiva através do seu maior dom, o de educar. A professora acredita que o ensino público é um grande desafio do profissional da educação, pois é como se cada educador pudesse retribuir o que aprendeu para cada aluno. “Desde o início da minha batalha na educação, eu sempre acreditei no ensino público. Me sinto no dever de fazer a diferença nisso”, ressaltou.

A docente também é aluna e aprende muito com as trocas em sala de aula. Com o mestrado em educação em andamento e aulas de balé, pode sentir o quão é maravilhoso fazer parte do universo da educação. Para ela, os planejamentos das aulas são resultados da vivência de tudo isso e, quando os papéis de educador e aluno se invertem, é a prova de que está no caminho certo. “A maior recompensa é fazer parte da vida dos alunos, não do aprendizado propriamente dito, mas dos valores que eles guardam”.

O dia 15 de outubro surgiu com um decreto imperial para a descentralização do ensino, em 1827 e só foi oficializado como Dia do Professor, 120 anos depois. Hoje, data que homenageia os profissionais da educação, Ruanne se sente realizada e feliz em escolher essa profissão que honra tanto. “Na infância, achava que o professor era algo sagrado, eles pareciam grandes enciclopédias que guardavam tudo dentro da cabeça. O meu maior desejo é que eu faça parte da vida das pessoas e poder inspirá-los”, finalizou.