Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TV LIBERAL

Cosanpa realiza palestra sobre saneamento básico para jornalistas

Atribuições do órgão, seu funcionamento e termos técnicos foram abordados junto aos profissionais

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
24/10/2019 11h12

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) promoveu, na quarta-feira (23), uma palestra sobre noções básicas de saneamento para funcionários da TV Liberal, em Belém. O objetivo foi levar informações sobre saneamento básico, atribuições do órgão e, principalmente, tirar dúvidas sobre como funciona o abastecimento na cidade.

A palestra foi ministrada pelos engenheiros sanitaristas da Cosanpa, Ray Dayvid Matos e Tatiana Costa, com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) - Seção Pará. A ideia foi ajudar os profissionais a diferenciar o que é abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos, entre outros temas.

“Achei interessante a iniciativa da Cosanpa de levar essas informações para os jornalistas. Os engenheiros explicaram as atribuições da companhia, e isso é essencial para nós que trabalhamos em um veículo de comunicação. Pude entender melhor como funciona a Cosanpa e os desafios que ela tem para prestar um serviço de qualidade. Foi muito proveitoso”, comentou o editor-chefe e apresentador do Bom Dia Pará, Márcio Lins.

Abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos foram alguns dos temas tratados“Apresentamos noções básicas sobre saneamento para auxiliar na cobertura jornalística de cada profissional. Nosso intuito foi trazer para a realidade deles conceitos que estão na rotina de trabalho, mas que muitas vezes são confusos. Espero que tenha sido proveitoso e que eles possam aplicar no dia a dia”, disse a engenheira da Cosanpa, Tatiana Costa.

Jornalistas pontuaram que é importante trazer informações a respeito da empresa. “Tirou nossas dúvidas de como funciona o abastecimento da cidade, e também a respeito do saneamento básico. Foi uma experiência proveitosa e, com isso, a gente tende a minimizar qualquer falha durante a nossa cobertura jornalística”, pontuou o diretor da TV Liberal, Paulo Fernandes.

Durante a conversa com os jornalistas, questões técnicas foram abordadas, com exemplos para facilitar a compreensão de todos. “Essa foi uma boa oportunidade para elucidar dúvidas que temos durante as matérias. Muito importante para entender questões mais técnicas e melhorar a maneira como tratamos notícias relacionadas ao abastecimento de água e saneamento de forma geral”, finalizou o produtor do Jornal Liberal 1ª Edição, Matheus Rocha.