Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz: projeto 'Mapas Digitais' chega ao bairro da Terra Firme

Objetivo é elaborar mapas com a localização dos principais logradouros, como escolas e feiras

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
24/10/2019 10h37

Uma plateia formada principalmente por jovens assistiu na tarde de terça-feira (22) à apresentação do projeto “Mapas Digitais”, no auditório da UIPP do bairro da Terra Firme, em Belém. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e integra as ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Em cada bairro que recebe as ações do TerPaz serão elaborados dez mapas com a localização dos principais logradouros, como escolas, associações, feiras, pequenas empresas, mercados, hospitais e postos de saúde. Os mapas serão disponibilizados em aplicativo para smartphones.

Comunidade vai contribuir em todo o processo de levantamento de dados e elaboração de mapas, coordenado pela Sectet e UFPAO professor da UFPA, Paulo Melo, coordenador do “Mapas Digitais”, explicou as principais diretrizes do projeto, mostrando a importância do georreferenciamento do território para a comunidade local e para o planejamento das políticas públicas pelo governo do Estado. “Sabendo a localização exata dos problemas, as soluções serão mais eficientes”, enfatiza.

Participação – A comunidade de cada território envolvido participará durante todo o processo de levantamento de dados, elaboração dos mapas e do aplicativo. Membros do movimento Tela Firme estiveram na programação de terça e se disponibilizaram a participar do projeto, fazendo a integração do levantamento cartográfico já realizado pelo grupo no bairro.

“Todas as contribuições são bem-vindas. Na verdade, a participação da comunidade é essencial para o projeto. Ninguém conhece melhor os bairros do que seus moradores”, enfatiza Paulo Melo.

Bolsistas – Nesse processo, haverá a seleção de estudantes universitários de cada bairro para participar do “Mapas Digitais” como bolsistas. Na Terra Firme, os interessados devem fazer sua inscrição no dia 30/10, de 9h às 12h, na UIPP do bairro, localizada na avenida Celso Malcher.

Para se inscrever, é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência no bairro e comprovante de matrícula em instituição de ensino superior (em nível de graduação) pública ou privada.