Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Atleta paraense utilizará metodologia de judô que aprendeu no Japão

Por Paula Portilho (EMATER)
24/10/2019 11h07

Depois de passar 30 dias no Japão, onde participou do Intercâmbio Brasil x Japão – Sport For Tomorrow ao lado de outros nove brasileiros, o judoca paraense Alam do Reis Saraiva está de volta ao Pará capacitado na metodologia de judô aplicada nas escolas daquele país, que é referência mundial. A missão de Alam agora é repassar todo o conhecimento adquirido aos praticantes da modalidade no Estado. A ida do judoca e professor ao Japão para o intercâmbio promovido pela Confederação Brasileira de Judô, Embaixada do Japão no Brasil e Instituto Kodokan do Brasil, só foi possível com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). 

Professor do Instituto Federal do Pará e pós-doutor em Educação Física, Alam pratica o judô há 38 anos e se sente agradecido pela oportunidade de ter participado do intercâmbio, que foi realizado nas cidades de Tóquio e Tsukuba. "Ressalto o impressionante nível técnico dos judocas do Japão, além da cultura, educação, disciplina e pontualidade, algo que precisa ser difundido no Pará", comentou.

Ainda de acordo com Alam, o objetivo do Intercâmbio Brasil x Japão é aplicar a metodologia utilizada nas escolas japonesas em outros locais fazendo as adequações necessárias. "As ações serão iniciadas com a qualificação de professores do nosso Estado por meio de cursos e palestras, ampliando e replicando esse conhecimento", explicou.

Em agosto, também com apoio da Seel, Alam participou do Campeonato Panamericano de Judô na categoria Veterano. A competição aconteceu no Chile e o paraense conquistou o segundo lugar. "A Secretaria incentiva o judô paraense, e nesse caso deu apoio para o professor Alam participar deste intercâmbio para que ele possa transmitir esse conhecimento, inclusive com a possibilidade de dar palestras e oficinas de judô a serem realizadas por nós", complementou o secretário-adjunto da Seel, Vitor Borges.