Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Cosanpa oferece curso profissionalizante a moradoras do Jurunas

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
25/10/2019 17h02

Durante uma semana, moradoras do bairro do Jurunas, em Belém, participaram do curso profissionalizante de design de sobrancelha oferecido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O Jurunas é um dos bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo Governo do Pará em áreas de vulnerabilidade social.

O curso abriu às participantes novas oportunidades no mercado de trabalhoO Programa tem como objetivo diminuir a violência e estimular ações sociais aliadas à segurança pública e cidadania em sete bairros da Região Metropolitana de Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).

Cerca de 20 alunas participaram do curso e tiveram a oportunidade de aprender um novo ofício. “Esse curso apareceu em um ótimo momento na minha vida. Eu trabalho como manicure e pedicure, e já queria ampliar meus conhecimentos na área da estética. Agora vou ter mais um serviço para prestar às minhas clientes”, disse a autônoma Gisele Tavares.

Capacitação - Os cursos profissionalizantes são boas opções para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, mas ainda não tem qualificação em determinada área. “Após esse curso, essas 20 moças poderão exercer a profissão de designer de sobrancelha, ou seja, vão poder aumentar a renda com essa nova função. Muitas mulheres talentosas estavam presentes no curso, elas só precisavam de uma formação”, informou a instrutora do curso, Mayla Carvalho.

Esse foi o primeiro curso da Cosanpa dentro do Programa TerPaz. A Companhia começou a atuar no TerPaz neste mês, por meio da Assessoria de Programas Sociais, nos bairros Jurunas, Cabanagem e Guamá.As participantes do curso oferecido pela Cosanpa receberam certificados

“Eu trabalho na área da saúde, mas quando soube da possibilidade de fazer o curso logo me inscrevi. Eu resolvi fazer para aprender a fazer em mim e economizar o dinheiro que eu gastava no salão. Mas gostei tanto que vou me especializar mais na área e ter uma renda extra fazendo design de sobrancelha nas minhas colegas de trabalho”, disse a enfermeira Gisele Tavares.