Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
10ª FECTI

Feira Estadual de Ciência, Tecnologia populariza conhecimentos científicos

Crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de visitar a 10ª edição da Fecti, despertando a curiosidade pela Ciência

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
26/10/2019 13h46

Milhares de pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, visitaram a 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de 23 a 25 de outubro, na Estação das Docas, em Belém.

Robô gigante encantou crianças e adolescentesForam três dias de intensa movimentação no Armazém 3 da Estação, onde 40 expositores apresentaram trabalhos acadêmicos, mostraram novidades tecnológicas e demonstraram experiências científicas. Um robô gigante apareceu no meio da Feira em vários momentos da programação, chamando atenção de todos com movimentos, luzes e sons, posando para fotos, instigando a curiosidade e a admiração das crianças.

Além dos estandes, a 10ª Fecti contou com oficinas e palestras, realizadas no teatro Maria Sylvia Nunes e no Espaço Multiuso Estação Business. Na parte externa do Armazém 3, foi feita a exposição e apresentação de drones. O público pôde ainda visitar o navio da Marinha do Brasil, Tenente Castelo, que ficou aportado na Escadinha durante os três dias do evento.

“A Feira foi um grande sucesso. Pincipalmente por instigar nos estudantes da educação básica a curiosidade pela ciência, mostrando a todos como o conhecimento pode transformar suas vidas. Alcançamos o nosso objetivo maior que é promover a popularização da ciência”, (Carlos Maneschy, secretário da Sectet).

O evento contou com a parceria da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), BioTec-Amazônia, entre outras instituições de ensino e pesquisa.

Crianças foram a maioria durante o eventoA programação foi encerrada com a palestra “Inovação: a rota para o sucesso”, feita pelo consultor de empreendedorismo Clodoaldo Araújo, vencedor do programa Aprendiz 5. Depois da palestra, o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Demethrius Lucena, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento.

“Foram dias de trabalho intenso na preparação da Feira. Agradeço a participação e o empenho de todos: servidores da Sectet, instituições parceiras, expositores e demais colaboradores. Em nome do governo do Estado, agradeço e parabenizo a todos”, finalizou o diretor.