Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Ações do TerPaz atraem em grande número a comunidade do Guamá

Durante o evento deste sábado (26), foram emitidos 400 RGs e realizados centenas de atendimentos de saúde

Por Marta Brasil (SEAC)
26/10/2019 14h25

Muita gente compareceu às instalações da delegacia de polícia do bairro do Guamá, em Belém, para ter acesso a ações do programa Territórios pela Paz, na manhã deste sábado (26). Serviços como emissão de carteiras de identidade e 2ª via de certidão de nascimento, foram oferecidos, assim como atendimentos de saúde. Ao todo, foram emitidos 400 RGs após distribuição de senhas que esgotaram em minutos.

Durante o evento deste, na Seccional do Guamá, foram emitidos 400 RGs e realizados centenas de atendimentos de saúde pelo TerPazAna Maria Pastana procurou o local para emitir sua identidade e aproveitou o momento para também se consultar. Conseguiu um encaminhamento para fazer uma mamografia. Aos 56 anos, nunca havia feito o exame da mama. “Tenho medo né, porque nunca consigo fazer esse exame e sei que é muito importante. Mas desta vez vai dar certo”, comemorou Ana Maria. Os serviços de saúde e emissão de RGs são os mais procurados pela população que mora no bairro. Veja mais imagens da ação.

O RG também era uma necessidade antiga de Luiza Souza Nepomuceno, 64, mas ela não tinha encontrado tempo para ir a um dos serviços tradicionais de emissão de RG. Quando soube da ação do Terpaz, decidiu resolver o problema. “A minha carteira já estava vencida há muito tempo, mas eu ainda não tinha conseguido renovar. Adorei essa ação de hoje”.

A comunidade também colaborou para a realização da ação. As irmãs Lucilene e Ducilene Coelho, que moram no bairro, foram ajudar na emissão de identidade. “A gente está aqui para somar, pois acreditamos que juntos podemos ajudar a melhorar a vida de todo mundo”, disse Lucilene, que já participou de uma associação de artesãos do bairro. “Nós fazíamos redes, roupas para doar para a população, mas a associação está inativa agora”, disse.

Seu Manoel Campos, 76 anos, que mora há 69 no Guamá, também ajudou na ação. "Divulgamos de todas as formas possíveis para chamar o pessoal para cá. Está muito boa a participação da população no TerPaz”, atestou.

Outro morador, João Fernandes da Silva Filho, que faz parte da Rede Local de Cidadania do Guamá, também confirmou a boa integração da população. “As pessoas costumam não acreditar em programas do governo, mas estão começando a ver que esse programa é sério. Eu mesmo já participei de vários outros e nunca chegava a lugar nenhum. Esse está trazendo benefícios reais para a comunidade”, afirmou.

Crianças foram orientadas sobre a forma correta de escovar os dentesA odontóloga Adriana Angélica e a agente administrativa, Rosina Belich, atuaram nas ações de educação bucal da Sespa. Cerca de 60 crianças receberam os kits de higiene bucal e ouviram as recomendações da odontóloga sobre os cuidados com os dentes. “A maioria das crianças não sabe escovar e só escova uma vez ao dia. Nosso papel então é chamar a atenção desses pequenos para ter mais cuidado”, explicou Adriana.

Na tenda dos Bombeiros, várias pessoas da comunidade buscaram informações sobre combate a incêndio, um dos grandes problemas enfrentados pelos moradores do Guamá. O coordenador dos trabalhos, sargento Pastana, explicou que curtos circuitos em função de instalações elétricas antigas, tomadas sobrecarregadas e os “gatos” são os principais causadores dos incêndios. “Alertar sobre os incêndios domésticos é nosso principal foco hoje aqui”.

Corpo de Bombeiros também participou orientando sobre riscos em residênciasO diretor da Seccional do Guamá, Rodrigo Leão, disse estar feliz com o trabalho de aproximação com a comunidade. “Vemos a presença de diversas lideranças da comunidade aqui estamos à disposição para receber as ações do TerPaz sempre”, destacou.

Kelly Mendes, técnica que coordena o TerPaz no Guamá, disse que a resposta da população ao programa foi excelente. “A população do Guamá já abraçou o TerPaz e temos certeza de que ainda vamos avançar cada vez mais”, explicou. A próxima ação do Programa no Guamá será no Lar Fabiano de Cristo, o projeto Mapas Digitais, executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo do Estado (Sectet), no período de 4 a 8 de novembro.

Atendimentos de saúde foram bastante procurados durante a Ação do TerPazEntenda: O programa TerPaz é a estratégia do governo do Pará para o enfrentamento da violência nas áreas mais vulneráveis da Região Metropolitana de Belém e vem sendo implementado desde o mês de junho, com resultados já visíveis. Ele associa ações de segurança pública, com a presença ostensiva de forças policiais, com ações de políticas públicas, com a presença maciça das secretarias de Estado, como de saúde, trabalho e renda, ciência e tecnologia, entre outras. É coordenado pela secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), que tem à frente o historiador e professor Ricardo Balestreri.