Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo visita Oeiras do Pará e entrega novos espaços em escola estadual

Desde sua inauguração, em 1985, unidade não recebia reformas ou melhorias

Por Jackie Carrera (SECOM)
26/10/2019 15h15

Fachada nova da Escola Estadual Raimundo Ribeiro da CostaSob fogos e aplausos, o governador Helder Barbalho e a secretária de educação, Leila Freire, inauguraram a Escola Estadual 'Raimundo Ribeiro da Costa' na manhã deste sábado (26), em Oeiras do Pará, nordeste do Estado. O momento foi marcado pelo asteamento da bandeira do Pará com a presença da Fanfarra Mestre Olinto e da Banda instrumental de estudantes do município que executaram os hinos do Pará e do Brasil. Veja mais imagens da nova escola estadual.

O governador aproveitou a ida ao município e cumprimentou a estudante de Oeiras do Pará, Sarah Moreira que venceu recentemente o concurso de redação do Ministério Público do Pará, concorrendo com mais de 10 mil alunos de todo o Estado.

Além disso, Helder visitou as novas dependências da unidade de ensino que passou por obras de reforma e ampliação com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de aproximadamente R$ 3 milhões.

Nova quadra de esportes lotou para prestigiar a entrega"Esta escola foi inaugurada em 1985 pelo então governador Jader Barbalho e depois disso não recebeu nenhuma melhoria. Portanto é uma realização pessoal e uma felicidade administrativa reinaugurar esta escola, que agora ganhou laboratório, sala de leitura, de informática e toda a estrutura que merece", disse o governador.

Esta é a 24ª unidade de ensino entregue pelo governo do Estado, somente este ano. A reestruturação beneficia cerca de Mais de 1,2 mil estudantes do Ensino Médio Some Regular, Ensino Médio Regular e Projeto Mundiar. Segundo a Secretaria de Educação, Leila Freire, as melhorias não serão apenas na estrutura das escolas, mas também no processo didático-pedagógico. Ela anunciou a chegada de mais professores ao município. A atual gestão pretende requalificar o ensino no Estado.

"O governo cumpre seu papel no movimento que chamamos de EducaPará, no qual discutimos políticas públicas para todo os sistemas de educação, seja estadual, seja municipal. Dentro da escola, temos que dar condições de o aluno aprender. Por isso, nós queremos reordenar o sistema de ensino e voltar a ter uma educação de qualidade em todo o Pará". (Leila Freire, secretária de Educaçãp)

Também compareceram à entrega da Escola, o secretário de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima; o deputado federal, José Priante; os deputados estaduais, Luth Rebelo, Orlando Lobato, Beto Faro e Gilvandra Faro.

Espaço requalificado

Com a reforma e ampliação, a escola estadual passa a ter sete salas de aula, quadra poliesportiva coberta e bicicletário. Um dos espaços mais importantes da unidade, o bloco pedagógico, passa a contar com biblioteca, laboratório multidisciplinar e laboratório de informática com internet, um sonho antigo dos estudantes. Ana Paula Sousa, estudante do 3° ano da escola Raimundo Ribeiro ficou impressionada com a mudança.

Crianças visitaram os novos espaços e ficaram encantadas com as mudanças"Estou muito feliz porque a gente tem uma escola melhor com mais banheiros.  Antes a gente tinha que esperar um sair para outro entrar, mas agora não, ganhamos quatro. Está tudo mais organizando e bonito, algo que nós já pediamos há muito tempo", disse a estudante.

Outro espaço que a escola adquiriu foi o de Convivência que, agora, passa a dispor de cozinha, despensa, sala de triagem/lavatório, áreas de lavagem e de serviço, e refeitório coberto para melhor conforto da comunidade. Já o Bloco Administrativo, que funcionava em um outro prédio, agora está integrado a escola, com sala de coordenação pedagógica e de professores, arquivo, secretaria, diretoria e banheiros convencionais e adaptados para pessoas com deficiência.

"Nós passamos décadas só com salas de aula, sem muro e espaço de recreação no colégio. Não tinha nada que estimulasse o aluno a ficar. Agora a palavra que nos define é gratidão. Receber uma escola nesse nível, nesse porte é uma felicidade muito grande. É um divisor de águas para o ensino do nosso município". (José Magalhães, diretor da Escola)

Hospital de Oeiras do Pará 

Também durante a visita a cidade marajoara, o governador aproveitou para visitar o hospital de pequeno porte do município. A unidade de saúde tem gestão dupla, sendo administrada pela prefeitura e pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa).

Inaugurado em 2010, o hospital conta com 15 leitos, mas pode ampliar sua capacidade para 20 se houver reforma e ampliação. Após a visita, o governador recomendou que a direção do hospital entregue um levantamento técnico da unidade, se comprometendo a viabilizar sua reforma.