Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'OUTUBRO ROSA'

ParáPaz promove campanha e conscientiza público no centro de Belém

Mulheres puderam fazer consultas, testes rápidos para doenças, corte de cabelo, massagem, dentre outros serviços

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
27/10/2019 15h03

A manhã do sábado (26) foi marcada pela presença da Fundação ParáPaz na Praça do Relógio, centro comercial de Belém. O local foi escolhido para a realização da campanha de prevenção e conscientização ao câncer de mama, “Outubro Rosa ParáPaz”, que uniu diversos parceiros e forneceu serviços gratuitos à centenas de pessoas, de 8h às 12h.

Dezenas de pessoas procuraram o local durante a manhã de sábadoAssim que soube da mobilização, Janilde Siqueira, 55, deixou o marido tomando conta de sua barraca, localizada ali mesmo no comércio, para aproveitar a programação especial. “A gente vem trabalhar todo dia e esquece de se cuidar, de ir no hospital fazer exame”, desabafou a comerciante. Apesar da rotina intensa de trabalho, ela conta que já realizou mamografia algumas vezes e que a campanha a estimula a conhecer seu corpo. “Nessa época eu fico mais consciente, porque tem muita gente falando sobre isso e a gente acaba ficando com medo. Pego no seio como mandam e nunca senti nada. Mas vou marcar meu exame com certeza”, afirmou.

Conscientização - Apesar da campanha “Outubro Rosa” ter sido lançada no início do mês de outubro pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre o riscos. “A maioria das mulheres atendidas aqui nunca realizou uma mamografia”, disse Mônica Barbosa, médica responsável pelos atendimentos no local. No ônibus com consultório climatizado, o mesmo utilizado em ações itinerantes pelo estado, Mônica atendeu mais de 20 pacientes e constatou que muitas não sabiam realizar o autoexame. “Algumas chegaram sem saber como se tocar, orientei e realizei o toque na mama e encaminhei para exames de mamografia. É essencial ter conhecimento do próprio corpo”, alertou.

Na ocasião, Ray Tavares ressaltou a importância  de falar sobre o assunto. “Essa é a nossa terceira ação alusiva ao Outubro Rosa. Queremos atingir um número máximo de mulheres para que a informação chegue até elas e possam se conscientizar e se cuidar, procurar um médico, fazer o autoexame. Por isso estamos aqui, trazendo todos esses serviços pra comunidade e mostrar que a luta é nossa também”, afirmou a presidente da Fundação ParáPaz.

Serviços - A programação deu continuidade às outras ações já realizadas pela Fundação. O público ainda foi beneficiado com serviços de corte de cabelo, designer de sobrancelha, massagem, consultas médicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações jurídicas e nutricionais, limpeza bucal, encaminhamento para certidão de nascimento, avaliação de catarata e carne crescida, biblioSESC e muito mais.

Outubro Rosa - Dia 31 de outubro, a Fundação ParáPaz, através da unidade Propaz Mulher/Deam Belém, realizará a última atividade referente ao Outubro Rosa. Promovendo roda de conversa, dinâmicas em grupo e apresentações culturais.