Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO DE PESSOAS E SERVIÇOS

1º Encontro de servidores públicos do Pará capacita mais de 2 mil pessoas

Com o tema "Da essência à alta performance", o objetivo do evento é promover o engajamento entre os servidores das diversas instituições parceiras através do compartilhamento de boas práticas em gestão de pessoas e também formar uma rede estadual dessas práticas.

Por Larissa Noguchi (SECOM)
29/10/2019 17h43

Em comemoração ao dia do servidor público, celebrado na segunda-feira (28), foi realizado nesta terça-feira (29) o I Encontro dos Servidores Públicos do Pará, no Hangar, para mais de 2 mil servidores do Estado. 

"Um evento como esse é muito importante para a integração dos órgãos do governo, porque precisamos trabalhar em parceria. Essa interação facilita e ajuda a dar celeridade nos nossos processos", afirma a Técnica Previdenciária do Igeprev, Renata Garcia, ao participar do encontro de servidores públicos do estado.

O governo conta com 122 mil servidores públicos, entre servidores ativos, inativos e pensionistas. A Secretária de Estado da Administração, Hana Ghassan, falou sobre a importância da participação dos servidores no desempenho do órgão e deu exemplo da própria secretaria onde atua. Um servidor deu a ideia de digitalizar todo o sistema da SEAD.

Secretária de Estado da Administração, Hana Ghassan, falou sobre a importância da participação dos servidores no desempenho do órgão e deu exemplo da própria secretaria onde atua. Um servidor deu a ideia de digitalizar todo o sistema da SEAD.

"Cerca de 95% dos nossos processos já são eletrônicos e é importante que essa prática seja cada vez mais divulgada e difundida para outros órgãos", disse Hana.

A secretária também ressaltou que o governo tem valorizado a realização de concursos e já há certames programados para o próximo ano, como Polícia Civil, Susipe e Detran para recompor a força de trabalho do Estado que está reduzida pela falta de concursos e pela quantidade de aposentadorias. O objetivo é trabalhar com uma máquina enxuta, mas que preste serviços de qualidade.

O Encontro foi desenvolvido em parceria com nove instituições públicas paraenses: Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Ministério Público de Contas dos Municípios, Governo do Pará, Assembléia Legislativa, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas do Estado, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. 

O evento contou com o palestrante internacionalmente conhecido Pedro Calabrez, que debateu inovação, criatividade e demais ferramentas para o serviço público. A mudança comportamental somada ao planejamento, a importância do servidor para proteção do bem público, gestão e destacando que o servidor é quem serve à população e não o contrário. "É um momento único, porque conseguimos reunir servidores dos três poderes do Estado: legislativo, judiciário e executivo. É importante que os servidores vejam as boas práticas dos outros órgãos para que consigam implantar em seus locais de trabalho", destacou a Coordenadora de Planejamento da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, Daniela Sequeira.

Coordenadora de Planejamento da Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA, Daniela Sequeira.

A Escola busca capacitar e qualificar os servidores públicos estaduais e disponibilizamos a plataforma EAD para que essas palestras cheguem nos 144 municípios do Estado. Para ter acesso aos cursos, basta entrar no site da EGPA e acompanhar a programação das atividades que são oferecidas.

Para ajudar na capacitação e melhoria da educação dos servidores públicos do Pará, o professor e servidor público Renan Abreu, da Escola de Governança do Estado, criou o Grupo de trabalho de Educação a Distância. Ele se dedica em expandir cursos e palestras da EGPA para os servidores públicos de todo o estado. Com isso, é possível que os servidores tenham acesso, pela internet, a todos os cursos, palestras e discussões propostas pela Escola de Governança. “Esse projeto já iniciou e se deu pela necessidade de levar a educação a distância para os demais servidores dos 144 municípios do Pará. Sou servidor público e coordeno esse projeto. Isso me deixa muito orgulhoso de poder contribuir para o conhecimento de tantos colegas que estão no serviço público”, ressaltou.

O I Encontro dos Servidores Públicos do Estado continua até quarta-feira (30). Pela manhã, a programação é com a palestra de Leandro Karnal, que abordará a importância do servidor para a proteção do bem público, gestão e com destaque para a importância do servidor na sociedade. Ainda pela manhã, a neurociência para otimizar a produtividade será o tema da palestra de Pedro Schestatsky. À tarde, Carmem Sisnando traz a temática sobre pensamento sistêmico, motivação e administração de conflitos. O Encontro encerrará com a explanação de Eduardo Rocha com a palestra “Que ferramentas nós temos para mudar?”, enfatizando a programação neurolinguística, inovação e criatividade.