Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'JUVENTUDE PROTAGONISTA'

Projeto do TerPaz promove oficina sobre Direitos Humanos no Icuí-Guajará

Por Claudiane Santiago (SEJU)
29/10/2019 19h00

As oficinas do TerPaz impulsionam o protagonismo dos jovensO Projeto Juventude Protagonista, que integra o programa do Governo do Pará Territórios pela Paz (TerPaz), por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), continua promovendo oficinas para jovens no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).

Com o objetivo de impulsionar o protagonismo dos jovens no bairro e reverter uma situação de vulnerabilidade, a equipe responsável pelo projeto realizou a oficina “Direitos Humanos com farinha”, para analisar, individualmente, como eles entendem os Direitos Humanos e enxergam o território em que vivem.

“É importante fazer essa integração, dar oportunidades para eles e ter uma nova perspectiva deles com os direitos humanos, e dos direitos humanos com eles. Rediscutindo conceitos, elaborações e colocando em prática, a partir da formação desses meninos, que serão nossos multiplicadores”, frisou o coordenador do Projeto, Patrick Passos.

Estratégias de diálogo - Para isso, foram utilizadas técnicas com músicas, roupas, expressões, recursos multimidiáticos e teatro, para que eles pudessem ficar mais à vontade e assimilassem melhor o conteúdo. “Esses recursos ajudam a fazer com que eles se expressem melhor sobre as temáticas que trabalhamos e abre novas vias de acesso para conhecimentos. Então, criamos essa estratégia não para uma simples reprodução teórica, mas também trabalhar o corpo, conseguir dialogar ainda mais com a faixa etária deles”, afirmou Roberta Flores, psicóloga do “Juventude Protagonista”.

Serão ofertadas, em seis meses, 12 oficinas, entre as quais Análise de Oportunidades Locais; Juventude e Combate à Droga, Álcool e Abuso Sexual; Direitos Humanos; Iniciação à Fotografia e Comunicação Multimídia.