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NOVAS EXPERIÊNCIAS

Servidores debatem sobre excelência e inovação no segundo dia de programação do I Encontro de Servidores

A apresentação dessas e de muitos outros exemplos de boas práticas desenvolvidas por outras instituições públicas do Estado permanece durante a tarde desta quarta-feira (30), quando é dado andamento à programação do I Encontro dos Servidores.

Por Cintia Magno (SEPLAN)
30/10/2019 14h47

Repetindo o sucesso registrado durante a abertura do I Encontro dos Servidores Públicos do Pará, o auditório do Hangar ficou novamente lotado, na manhã desta quarta-feira (30), no segundo dia de realização do evento que tem como objetivo central estimular o engajamento entre os servidores das diversas instituições parceiras. Acompanhando a programação, mais de 2 mil servidores trocaram experiências e debateram sobre a eficiência, inovação e excelência no funcionalismo público.

Destacando a missão e o propósito abraçados por quem se torna servidor público, o professor Leandro Karnal abriu a programação do segundo dia do encontro.

O historiador Leandro Karnal falou sobre o papel fundamental do serviço público para a sociedade e para a própria manutenção da democracia e, ainda, destacou conceitos-chave como o de coisa pública enquanto bem de todos.

Já no segundo momento da manhã, o bate-papo ficou por conta do médico neurologista e pesquisador Pedro Schestatsky, que apontou de que maneira a neurociência aplicada à produtividade permite a criação de oportunidades de reflexão sobre como potencializar o desempenho individual e coletivo.

Com 36 anos de funcionalismo público, a gestora da área de gestão de pessoas da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Alda Coelho, acompanhou cada assunto debatido durante a programação com o olhar atento para a possibilidade de multiplicação das ideias ali apontadas no próprio dia a dia da atuação no órgão em que trabalha. “Este evento cumpre o importante papel de disseminar e incentivar a cultura do conhecimento em cada instituição participante”, avaliou. “A relevância dos assuntos discutidos, sobretudo por palestrantes que têm competência comprovada, é um exemplo de como tudo o que estamos vendo aqui deve ser disseminado em cada órgão, posteriormente”.

Também considerando a pertinência dos assuntos debatidos, a servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Roseli Oliveira, destacou que o enriquecimento adquirido durante o I Encontro dos Servidores vai muito além de um certificado. “Discutir sobre novas práticas e excelência é sempre bem-vindo. O investimento nesse campo de capacitação do servidor é de suma importância, sobretudo pelo conhecimento que é construído nesses espaços”, acredita. 

Roseli Oliveira acredita que o conhecimento é uma herança que ninguém tira.

Servidor do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PA) há nove meses, Jonnes Barbosa não escondeu a satisfação diante da possibilidade de aprimorar os conhecimentos e experiências já exercidos durante a atuação como servidor. “Antes eu usufruía do serviço público e hoje eu estou, também, do outro lado, tendo que servir também. Eu acho a iniciativa do Encontro muito interessante até para que possamos identificar como melhor atender à população”.

Para além do conhecimento, o servidor do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), Ocyr Melo, avalia a iniciativa da programação como uma forma de valorizar o importante papel desempenhado por todos os servidores públicos do Estado. “Qualquer política que venha a valorizar, treinar e motivar o servidor público é de fundamental importância para a sociedade como um todo porque evidencia o real valor que o servidor público tem”.   

Boas práticas – Além das palestras, o I Encontro dos Servidores também evidencia exemplos de boas práticas adotadas pelo serviço público nas diversas instituições públicas estaduais. Na área de exposição, os órgãos participantes apresentavam o que já vem sendo executado com eficiência na área de gestão de pessoas.

Dentre as ações apresentadas pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) está a realização do Bazar do Desapego, iniciativa dos servidores que surge a partir do estímulo à adoção de práticas que oportunizam a socialização dos servidores, o incentivo ao consumo consciente e a integração das ações desenvolvidas individualmente por cada servidor.

Com foco também voltado ao estímulo de hábitos de consumo saudáveis, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) apresentou aos servidores o projeto “Feira do Pequeno Produtor Rural: vamos à xepa!”, que oferece produtos agroecológicos com um custo menor ou semelhante aos não orgânicos todos os meses, no pátio da secretaria.

Já a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) destacou as ações, programas e projetos de formação e aperfeiçoamento profissional disponibilizados aos servidores públicos do Estado.  

Programação - A apresentação dessas e de muitos outros exemplos de boas práticas desenvolvidas por outras instituições públicas do Estado permanece durante a tarde desta quarta-feira (30), quando é dado andamento à programação do I Encontro dos Servidores. A partir das 14h os servidores ainda acompanharão a palestra de Carmem Sisnando, que abordará a temática sobre pensamento sistêmico, motivação e administração de conflitos; e a explanação de Eduardo Rocha sobre as ferramentas disponíveis para as mudanças proporcionadas pela inovação.  

B O I Encontro dos Servidores Públicos do Estado do Pará é fruto da união de esforços do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead); da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará – Defensoria Pública do Estado do Pará; do Ministério Público de Contas do Estado do Pará; do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará; do Ministério Público do Estado do Pará; do Tribunal de Contas do Estado do Pará; do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará e do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.