Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NATAL

Apoiada pela Seel, ginasta paraense vai competir no Rio Grande do Norte

Francine Oliveira tem apenas 9 anos e é aluna do projeto Talentos Esportivos

Por Paula Portilho (EMATER)
01/11/2019 09h28

Atleta Francine é experiente em grandes eventos. Na Copa Alemania de Ginástica, no Chile, foi medalha de ouro nas paralelasAos 9 anos, a ginasta Francine Luise Dias de Oliveira se prepara para mais um desafio na carreira esportiva: conquistar um lugar no pódio no Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística, que será promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Federação Norte Riograndense de Ginástica, no período de 5 a 10 deste mês, no Ginásio Olímpico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na capital do Estado, Natal.

A atleta é aluna do projeto Talentos Esportivos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Apesar da pouca idade, Francine tem experiência em participação em grandes eventos. Em outubro, integrou a comitiva do Projeto que conquistou 26 medalhas na Copa Alemania de Ginástica, realizada em Santiago, capital do Chile. No primeiro dia, Francine ganhou a medalha de ouro nas paralelas e outra no solo, e ainda a prata no individual geral.

“Essa competição é uma das mais importantes do país, com a participação de grandes clubes e de atletas de alto nível. Nós estamos levando a Francine, que vai disputar na categoria pré-infantil. Ela está treinando bastante as séries e a expectativa é que faça uma ótima apresentação, ficando entre as dez melhores e, se possível, com um lugar no pódio”, disse o treinador Ulisses Lima.

O Talentos Esportivos busca contribuir para o desenvolvimento motor de crianças e jovens por meio da prática esportiva. O projeto atende crianças a partir de 6 anos.

As aulas são realizadas no Campus III, do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém, e contempla as necessidades do esporte de rendimento, de participação e educacional. Além da Uepa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também é parceira do projeto, com professores atuando nas atividades ofertadas.

Para participar da competição em Natal, a ginasta Francine contou com o apoio financeiro da Seel. “O governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer, vem desenvolvendo um importante trabalho com essa modalidade e os resultados são as conquistas que as ginastas têm obtido. Estamos confiantes em uma boa apresentação de nossa atleta”, afirmou o secretário-adjunto da Seel, Vitor Borges.