Professores da rede Estadual avaliam 1ª Etapa do Enem

Provas de redação e Ciências Humanas foram aplicadas neste primeiro domingo (3)

04/11/2019 18h07 - Atualizada em 05/11/2019 08h48
Por Leidemar Oliveira (SEDUC)

O tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano pegou a maioria dos candidatos de surpresa. Na primeira etapa, realizada neste domingo (3), os elaboradores da prova trouxeram como tema: “A Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Na avaliação da professora de Redação, da rede estadual de ensino, Ana Amélia Arias, o tema é considerado inusitado. “Em vez de focar no Cinema, a banca elaboradora poderia ter apostado na democratização da cultura em geral”, avalia.

Na opinião da docente, o aluno que se saiu bem foi aquele que usou como direcionamento o alto custo em obras cinematográficas no país e destacou a exibição apenas em locais de difícil acesso à comunidade, obras que podem ser acessadas em plataformas de baixo custo, como Youtube, Netflix, chegando em locais que nem conhecem verdadeiramente o dito cinema e ações concretas para reverter o valor e localidade das exibições. “Quem abordou esses aspectos certamente será bem avaliado”, considera.

Professora Ana AméliaAlém da Redação, na primeira fase do Enem os candidatos responderam a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Linguagens. Na opinião do professor Diego Maia, coordenador estadual do projeto Dplay Pará, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prever tema é algo bem complexo e a prova deste ano veio bastante conteudista, muitos textos e poucas imagens.

Segundo o professor, felizmente os alunos foram preparados para este tipo de abordagem. As abordagens em relação às disciplinas de História, Sociologia e Filosofia ficaram em um campo mais aberto, os objetos que foram tratados apresentaram certa reticência em alguns temas, como Era Vargas, Ditadura, República Velha, que eram temas corriqueiros. Além disso, não apareceram de maneira clara. A parte mais difícil é organizar o tempo entre a Redação e as questões. “Para o aluno que fará a segunda etapa, é importante montar uma estratégia de resolução em cima dos itens, segmentados por dificuldade, isso é essencial para manter a tranquilidade”, orienta.

Professor Diego MaiaA segunda etapa do Enem será realizada neste domingo (10), das 13h30 às 18h30. O aluno deve chegar uma hora antes do início da prova, levar o cartão de confirmação, um documento com foto e usar caneta preta de material transparente.