Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Evento da Uepa debate sobre diversidade no mercado de trabalho

Programação conta com palestras, painel e mesas sobre protagonismo feminino e desafios contemporâneos

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
05/11/2019 11h37

Com o tema “Gestão de diversidade: as políticas de inclusão nas organizações”, será realizado na próxima quarta-feira (6) e na quinta-feira (7), o “Executive”, evento do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A edição deste ano vai debater a relação dos secretários executivos com um público plural. A programação contará com palestras, painel e mesas sobre protagonismo feminino e desafios contemporâneos. Além disso, várias atrações e convidados surpresas participarão das atividades.

Evento ″Executive″ em 2017O evento, que está na 14ª edição, é organizado pelos alunos do segundo ano do curso, por meio de comissões e de uma aluna-orientadora. Todos estão sob a tutela de uma coordenadora-professora.
A proposição do tema ocorreu por conta da abertura que a Universidade proporciona e pela necessidade de pesquisas sobre acessibilidade, inclusão e inserção social. “Aqui, na Uepa, temos um ambiente muito aberto para diversidade e minorias. A minha ideia era propor esse debate para saber se no mercado de trabalho existe essa abertura”, explicou Matheus Martins, um dos colaboradores.

Por outro lado, Maria Elena Silva, graduanda e organizadora, acredita que o Executive trará importantes contribuições, ajudando a refletir os espaços cotidianos e a convivência fora e dentro do meio acadêmico.

“Quantos professores estão preparados, num curso como o nosso, Secretariado, para dar aula para uma pessoa que é surda? Nenhum. E não é justo que a única opção das pessoas que se comunicam usando Libras seja estudar Letras Libras. Nosso ponto também é debater esse assunto em geral, não somente no nosso curso.” (Maria Elena Silva, professora)

Para a professora Juliene Cardoso, responsável por auxiliar os alunos na realização do evento, a atividade vai muito além de laboratório para práticas acadêmicas e mostra que os alunos estão atentos às demandas sociais e que concedem lugar de fala às pessoas adequadas. "Eles estão muito envolvidos e motivados com a organização. Planejaram tudo com muito carinho e compromisso. Trarão convidados que possuem conhecimento de causa sobre a temática discutida, entre eles Leona Vingativa", declarou a professora.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou na hora do evento. Os preços estão tabelados de acordo com a classificação do participante: estudante ou profissional.

Serviço:
14º Executive - Gestão de diversidade: as políticas de inclusão nas organizações
Local: Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação - Auditório Paulo Freire.
Data: 06 e 07 de novembro de 2019.
Horário: 14h-19h (1º dia), 14h-18h30 (2º dia).

Mais informações: Aos participantes com emissão de certificado, o valor é de R$30 para estudantes e R$60 para profissional. O pagamento deve ser feito na Infocus, em frente ao auditório Paulo Freire. Grupos com 5 pessoas terão 30% de desconto. Outros detalhes podem ser obtidos pelo e-mail: souexecutive@gmail.com.