Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACESSO

CPH apresenta projeto executivo do Terminal Hidroviário de Aveiro

Estrutura vai alavancar e promover a região, beneficiando cerca de 20 mil habitantes

Por Bruno Magno (SEOP)
06/11/2019 09h50

Localizado no sudoeste paraense, o município de Aveiro ainda não possui um terminal hidroviário para atender às necessidades da população da cidade, que tem o modal hidroviário como principal meio de acesso. Nesta terça-feira (5), o prefeito do município, Vilson Gonçalves, foi recebido pelo presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly, que apresentou o projeto executivo da obra.

"O projeto tem todos os detalhes, como o local onde será construído e o tamanho do terminal. Também informamos ao prefeito que já temos o relatório de controle ambiental da área. Quando ficar pronto, será mais um equipamento moderno que vai alavancar e promover a região sudoeste paraense", destaca Abraão Benassuly.

Projeto apresentado ao prefeito Vilson Gonçalves traz detalhes sobre onde será a construção e o tamanho do equipamentoO prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, conta que o município não possui um local adequado para embarque e desembarque de passageiros, e que o único trapiche que existe por lá também está deteriorado.

"Hoje nós temos uma dificuldade muito grande devido à baixa do Rio Tapajós, então os passageiros descem das embarcações e tem que colocar os pés na areia, enfim, enfrentam dificuldades para chegar ou sair da cidade. Fora isso, alguns barcos também não conseguem encostar na praia e isso dificulta o ir e vir da população. Então, a construção desse terminal hidroviário vai dar condições dignas para os moradores de Aveiro, sem contar que vai dar uma ‘cara nova’ para a entrada da cidade", explica o gestor.

A ideia do prefeito agora é agilizar, junto ao governo do Estado, o recurso para construção do terminal, que está previsto somente no Plano Plurianual 2021. "Vamos atrás do orçamento para tentar executar a obra o mais rápido, se possível já queremos começá-la em 2020", afirma Vilson Gonçalves.

O município de Aveiro possui 22 mil habitantes e tem como principais atividades econômicas a pesca, agricultura familiar e produção de minérios.