Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OLHAR

Cabanagem recebe Oficina de Fotografia Digital da Secom

Ação será ministrada pelo fotógrafo Maycon Nunes e pretende qualificar 30 moradores da comunidade

Por Rodolfo Rabelo (SECOM)
06/11/2019 10h09

A fotografia que fascina e encanta também pode ser um elemento de transformação social. É com esse objetivo que o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) leva para a Cabanagem, a partir da próxima sexta-feira (8), a Oficina de Fotografia Digital. A ação, que está sendo realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), pretende qualificar 30 moradores da comunidade, entre alunos de escolas do bairro e fotógrafos locais, com as principais técnicas do fazer fotográfico, auxiliando na construção da voz protagonista de sua própria realidade.

A oficina será ministrada pelo fotógrafo Maycon Nunes, no período de 8 a 14 de novembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Valente Ribeiro. A atividade alia teoria e prática, abordando desde as principais referências e técnicas de fotografia, composição e luz, saída fotográfica monitorada e análise das imagens dos alunos até o tratamento das fotos. Ao final, será feita uma seleção de trabalhos que vão compor uma exposição. Cada participante – são 30 vagas, distribuídas em duas turmas – também receberá certificado de 20h de oficina.

Democratização

Com a Oficina de Fotografia Digital, a Secom inicia suas ações de política pública dentro dos bairros atendidos pelo TerPaz na Região Metropolitana de Belém. Esta é a primeira de uma série de atividades que usam os princípios da comunicação pública para atender às comunidades.

“Trata-se da entrada efetiva da Secom nos territórios, que vêm recebendo as políticas públicas do governo do Estado. Ao democratizarmos o acesso às mídias e ferramentas da comunicação social, queremos proporcionar às comunidades a oportunidade de mudar a própria realidade, seja pela orientação profissional, seja com o despertar de uma narrativa local empoderada e pulsante”

(Secretária de Comunicação, Vera Oliveira)

Para Maycon Nunes – profissional com fortes raízes na comunidade e no cenário urbano de Belém –, o grande diferencial da fotografia é a sensibilidade que a foto carrega. “Foi assim que se desenvolveu meu olhar fotográfico, e é isso que quero mostrar para esses jovens durante a oficina”, diz, reforçando que pretende abordar a fotografia por outra perspectiva. “O objetivo é construir um coletivo fotográfico, com o intuito de fazer com que eles se tornem protagonistas das próprias histórias, a partir do olhar mais apurado e com imagens carregadas de emoção”.

Para a comunidade, a Oficina de Fotografia Digital representa oportunidades de conhecimento e do despertar de um novo olhar. “É uma chance que os jovens da Cabanagem terão para conhecer e aprimorar o aprendizado e, futuramente, empreender nesta área, melhorando a renda familiar. A fotografia digital é um ramo de atividade que seduz o jovem por ser atraente, dinâmico e que depende muito da atenção e sensibilidade profissional”, afirma a diretora da Escola José Valente, Ivanilda Vieira.

Resultados

O programa TerPaz é a estratégia do Governo do Pará para o enfrentamento da violência nas áreas mais vulneráveis da Região Metropolitana de Belém. O programa vem sendo implementado desde o mês de junho deste ano, com resultados já visíveis na redução dos índices de criminalidade, associando ações de segurança pública (com a presença ostensiva de forças policiais) à políticas públicas, marcadas pela presença maciça das secretarias de Estado. Saúde, trabalho e renda, ciência e tecnologia, educação e meio ambiente estão no escopo do programa, que é coordenado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).

Serviço:
Oficina de Fotografia Digital
Data: de 8 a 14 de novembro
Local: Escola Estadual José Valente Ribeiro, Rua Benjamin, Cabanagem - Belém/PA
Todas as vagas da oficina já estão preenchidas