Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRESERVAÇÃO

Campanha incentiva população a conhecer patrimônio cultural do Pará

Por Gorete Lourinho (SECULT)
08/11/2019 17h24

Valorizar o patrimônio cultural e promover ações de conscientização para a população sobre a importância dos símbolos culturais e imateriais do Pará são os principais objetivos da Semana Estadual do Patrimônio, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac). A semana será encerrada neste domingo (10) com a Campanha de Promoção e Preservação do Patrimônio Cultural Paraense, um conjunto de ações expositivas, educativas e informativas sobre o patrimônio cultural material e imaterial.

“A ação faz parte da programação que começou no dia 5, Dia do Patrimônio Histórico e Cultural do Pará, e culminará com a campanha”, informa Luci Azevedo, diretora do Dphac. “É a primeira vez que esta campanha é realizada, sendo direcionada ao público em geral. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de conhecer e preservar o nosso patrimônio, pois assim estaremos preservando a nossa história, nossa memória e nossa identidade”, enfatiza.

“Conhecer Para Preservar” – A Campanha de Promoção e Preservação do Patrimônio Cultural Paraense será realizada em pontos importantes do roteiro arquitetônico paraense.  No espaço interno do Theatro da Paz, o público poderá visitar a exposição “Conhecer Para Preservar”, trocar livros e participar de dinâmicas de leitura de documentos históricos, além de realizar a já conhecida visitação guiada de forma gratuita. No espaço externo haverá roda de carimbó e na Praça da República serão distribuídos folders informativos sobre o patrimônio cultural do Estado.

Já no Ateliê do “Espaço Cultural Casa das Onze Janelas”, a programação oferece a oficina “Corte. Dobre. Cole”, de produção de maquetes de prédios que formam o conjunto arquitetônico do Pará. Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), ressalta a importância da divulgação do espaço, reaberto recentemente. Segundo ele, no futuro, será utilizado para visitas monitoradas de escolas para a vivência prática do ateliê. Ele informa que o público pode chegar entre 09 e 17 h, e será acompanhado por um mediador que, imediatamente, ministrará a oficina:

“Eles (participantes) terão uma experiência lúdica de construção de maquetes de prédios, como o Museu do Estado do Pará, a Igreja de Santo Alexandre, a Catedral de Belém e a Basílica Santuário de Nazaré. Eles estarão, na realidade, tendo essa vivência e conhecendo um pouco da história da cidade, e podendo levar para casa esses pequenos protótipos”, acrescenta o diretor.

Ainda como parte da campanha, o Museu de Arte Sacra, Museu da Imagem e do Som, Museu do Forte do Presépio, Museu da Casa das Onze Janelas, Museu do Estado do Pará, Museu do Círio, Museu de Gemas do Pará, Museu Forte do Presépio e o Museu Amazônico da Navegação estarão abertos para visitação gratuita no sábado e domingo, das 09 às 17 h, enquanto no Theatro da Paz o horário é das 09 às 14 h. 

Semana do Patrimônio – O Dia do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Pará é comemorado em 5 de Novembro, por determinação da Lei n° 7.515, de 20 de abril de 2011.

Este ano, a Secult promove a revitalização de quatro prédios: Theatro da Paz, Museu do Estado do Pará (MEP), Palacete Faciola e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. “Tais edificações são patrimônios geridos pela Secretaria de Estado de Cultura e exemplares a serem valorizados por toda a sociedade, de forma a preservar sua cultura arquitetônica”, observa o diretor de Patrimônio da Secult, Helder Moreira.

A campanha conta com a parceria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Theatro da Paz e Arquivo Público do Pará.

Serviço: Oficina “Corte. Dobre. Cole”, no Ateliê do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Dias 09 e 10 (sábado e domingo), das 09 às 17 h. Participação gratuita.

 Theatro da Paz - Exposição “Conhecer Para Preservar”, troca de livros e dinâmicas de leitura sobre documentos históricos, visitação guiada. Roda de carimbó no espaço externo.

Dia 10/11 (domingo), das 09 às 14 h. Entrada gratuita.

Praça da República - distribuição de folders informativos sobre o patrimônio cultural paraense. Dia 10/11, das 09 às 14 h. Participação gratuita.