Graesp capacita alunos com deficiência auditiva para combate a incêndio

O evento faz parte das ações de inclusão e capacitação de crianças em situações de risco, desenvolvidas pelo Grupamento Aéreo.

08/11/2019 19h31 - Atualizada em 09/11/2019 12h15
Por Walena Lopes (SEGUP)

02

Mais de 30 alunos com deficiência auditiva participaram de palestra sobre combate a incêndios na manhã desta sexta-feira (8), no Instituto Filippo Smaldone. A capacitação foi promovida pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A ação foi desenvolvida com o objetivo de disseminar conhecimentos e noções básicas de combate a incêndio, no âmbito da segurança patrimonial e pessoal, para garantir a segurança de crianças com deficiência auditiva.

01

"Realizar uma palestra e capacitar crianças para adquirir conhecimentos básicos contra incêndios já é um desafio; sendo elas com deficiência auditiva, o estímulo é ainda maior. O mais importante é que conseguimos superar as dificuldades aparentes, e a capacitação alcançou o êxito esperado”, disse o diretor  do Graesp, Armando Gonçalves.

Libras - Os alunos contaram com o apoio de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que foi o responsável por transmitir às crianças as técnicas empregadas pelos técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que ministraram a capacitação.

“Adotar esse tipo de postura traz para o Grupamento a sensação de dever cumprido, uma vez que o ‘obrigado’ das crianças vem através do sorriso”, afirmou o cabo BM Rogério Silva, um dos palestrantes.

“Essa atitude reforça o compromisso com a sociedade, cumprindo assim com nosso papel de responsabilidade Social com essas crianças e a sociedade em geral”, destacou o coronel Armando Gonçalves.