Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTURIS GRAMADO

Tecnologia e gastronomia do Pará se destacam em feira de turismo

Por Israel Pegado (SETUR)
08/11/2019 22h41

O Pará participa até domingo (10) de mais uma importante feira internacional de turismo, desta vez em Gramado, no Rio Grande do Sul. O Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo chega em 2019 a sua 31ª edição, ocupando 25 mil metros quadrados no Serra Park. A Festuris é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.

“No Festuris estamos inaugurando uma nova forma de apresentar o Pará. Através de uma participação massiva do trade, temos mais de 12 agências representadas, com um novo formato de estande, com maior representatividade da nossa identidade paraense, o que é ser paraense, o que é viver na Amazônia”, explicou o secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias.

Ele garante ainda que o objetivo principal é encantar o público e os empreendedores, e fechar negócios. “É encantar os agentes de viagens emissivos, encantar o público final, e fazer com que as agências de receptivo que estão lá representadas possam fechar negócio. Para isso, temos uma programação bem especial, planejada com dança, música, cozinha-show e com os nossos sabores, a exemplo do tucupi, cupuaçu, da cerveja paraense, da tapioca e geleias”, informou.

A coordenadora de Marketing da Setur, Ana Paula Machado, destacou as inovações tecnológicas que estão sendo utilizadas na Serra Gaúcha. “Temos também óculos de realidade virtual para ser utilizados no estande em Gramado, com imagens 360 graus do Mangal das Garças e do Complexo Feliz Lusitânia”, ressaltou.

Prêmio e gastronomia – Os novos formatos de interação com o público surtiram resultado imediato. O Pará conquistou o 3º lugar no Prêmio Criatividade em Participação no Festuris, pela Revista Travel News, publicação especializada no setor turístico. “Equipe toda de parabéns! Fomos com um estande pequeno, econômico, mas mesmo assim nos destacamos”, disse André Dias.

Uma das estratégias adotadas pela Setur como chamariz de público nas feiras é a presença da gastronomia paraense. O chef Luciano Murakami é o responsável pela programação “Cozinha Show Pará” em Gramado, com quatro apresentações por dia. O chef explicou que, em cada apresentação de 1 hora e meia, com apoio de um ajudante, são distribuídas até 50 “doses" de comida preparada com ingredientes regionais, além de informações dos ingredientes, forma de preparo, influências e curiosidades da receita. São quase 40 kg de comida.

Cardápio elaborado por Luciano Murakami para a programação “Cozinha Show Pará”, em Gramado.

- Feijão manteiguinha de Santarém no leite de coco apimentado, com lascas de pirarucu defumado e coco.

- Roast beff de búfalo, querelle de purê de mandioca, queijo do Marajó e pesto de jambu.

- Pato, farinha de Bragança, crispy de jambu a chiffonade sobre espuma de tucupi.

- Tartelete Paraense, massa casquinha, doce de cupuaçu, castanha do Pará torrada, iogurte grego e chantilly.