Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Encontros regionais avaliam 'Agenda da Aprendizagem'

Encontro acontecerá nesta terça-feira (12) em Marabá

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
11/11/2019 10h32

Promover uma educação de qualidade significa dar a cada aluno a garantia do direito de aprender. Pensando nessa premissa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nos primeiros meses deste ano, a primeira rodada de Encontros Regionais de Educação nas mesorregiões do Pará. A discussão promoveu uma ampla reflexão entre as lideranças escolares (gestores, técnicos, diretores e secretários municipais de educação) sobre os desafios a serem superados para que os alunos das redes públicas estadual e municipal tenham uma educação de qualidade.

Faltando menos de dois meses para o final do ano letivo de 2019 a Seduc retorna a essas mesorregiões para realizar o II Encontro Regional de Educação: os desafios da educação paraense e a garantia do direito de aprender. A programação inicia nesta terça-feira (12), em Marabá, com a participação dos educadores da região sudeste do Estado.

Na parte da manhã, os participantes se debruçam sobre a Agenda da Aprendizagem nesta reta final do ano letivo e resgatam os compromissos firmados no I Encontro. À tarde, a discussão se voltará para a definição da Agenda para 2020. Leila Freire lembra que o movimento Educa Pará propõe a construção de uma Agenda da Aprendizagem conjunta e em regime de colaboração entre Estado e municípios.

A secretária de estado de educação, professora Leila Freire, explica que o primeiro encontro foi um momento de conhecer e analisar o diagnóstico da educação no Brasil, na região Norte, no Pará e em cada município do Estado. A partir daí os educadores definiram as altas, médias e baixas prioridades da educação, assim como a construção da Agenda da Aprendizagem, que tem como foco a garantia do direito de aprender.

“Parte dessa agenda já foi construída e agora é o momento de avaliar quais os avanços obtivemos em cada região, que laços colaborativos foram estabelecidos, planejar o encerramento do ano letivo de 2019 e refazer a agenda para o ano de 2020”, explica a secretária Leila Freire.

Além de Marabá, a agenda de Encontros acontecerá também em Santarém, no dia 14, e continua na semana seguinte em Bragança (dia 19), Belém (dias 20 e 21), Breves (dia 22 com sede em Belém) e Altamira (dia 29).

Serviço: I Encontro Regional de Educação: os desafios da educação paraense e a garantia do direito de aprender. Dia 12 de novembro, das 8h às 18h, em Marabá (End. Centro Universitário Pitágoras. Rodovia Transamazônica, BR 230, km 07 – Nova Marabá)