Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGIÃO NORDESTE

Limoeiro do Ajuru vai ganhar terminal hidroviário reformado em dezembro

Obras foram retomadas após dois anos de serviços paralisados

Por Bruno Magno (SEOP)
12/11/2019 09h16

Espaço ganhará rampa e plataforma metálicas para acesso ao flutuante principal, entre outros serviçosSerá entregue em dezembro deste ano o novo terminal hidroviário de passageiros e cargas de Limoeiro do Ajuru, na região nordeste do Pará. O local está em reforma, com as obras já em fase final, e vai facilitar o acesso de usuários e atracação de embarcações. Na segunda-feira (11), o prefeito de Limoeiro, Carlos Ernesto Silva, esteve na Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), para saber mais detalhes da obra, que foi orçada em R$ 1.443.000,00, com recursos do governo do Estado.

"Mais uma vez, o governo cumpre uma promessa com a população de Limoeiro do Ajuru ao entregar, em breve, mais este terminal hidroviário reformado. No mesmo instante que o prefeito procurou o Estado, o governador Helder Barbalho determinou que as obras fossem retomadas e hoje estamos comunicando que o terminal será entregue em dezembro. Será um equipamento moderno que vai potencializar o desenvolvimento do município", destaca o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

O projeto de reforma foi retomado no início deste ano e compreende a instalação de rampa e plataforma metálicas para acesso ao flutuante principal; pintura geral; revisão e recuperação de instalações elétricas, hidrossanitárias e da cobertura do espaço. Além disso, também prevê a colocação de assentos na sala de espera; instalação de bebedouro; televisor; comunicação visual; paisagismo; e extintores de incêndio. Toda a reforma e adequação foi realizada dento dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Presidente da CPH, Abraão Benassuly, e o prefeito de Limoeiro do Ajuru, Carlos Ernesto SilvaDe acordo com o prefeito de Limoeiro do Ajuru, o terminal já tinha uma estrutura, que estava deteriorada e sem manutenção há dois anos. A situação afastava os usuários e os colocava em risco na hora do embarque e desembarque.

"Ficamos muito felizes com a retomada dessa obra pela gestão do governador Helder Barbalho, que estava há dois anos parada. Vai trazer de volta a dignidade para o povo de Limoeiro do Ajuru, comodidade, rapidez e segurança. Isso para nós é importante, pois também poderemos resgatar a acessibilidade para idosos, cadeirantes, e aumentar o nosso fluxo de passageiros. O novo terminal também vai melhorar a renda e trazer desenvolvimento ao nosso município", comemora Carlos Ernesto Silva.

O município de Limoeiro do Ajuru fica a 287 quilômetros de Belém e possui cerca de 29 mil habitantes. A cidade tem como principais atividades econômicas a agricultura, pesca e o comércio. O meio de acesso mais usado no município é o hidroviário. "Nós queremos atrair mais investimentos para produção de açaí, industrializar essa atividade, e o terminal vai permitir isso, vamos poder gerar mais empregos e renda para a cidade", completou o prefeito.

Após a entrega pelo governo, o terminal hidroviário de Limoeiro do Ajuru passará a ser administrado pela prefeitura municipal.