Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SONHO REALIZADO

Estrada do Caraparu é reconstruída em Santa Izabel do Pará

A reconstrução da via é um sonho antigo da população.

Por Kátia Aguiar (COHAB)
13/11/2019 16h46

No próximo dia 8 de dezembro os devotos que forem prestar homenagens à Nossa Senhora da Conceição durante o Círio no Distrito de Caraparu vão encontrar a  principal via de acesso à Vila  (estrada do Caraparu) totalmente reconstruída. A vila faz parte do município de Santa Izabel do Pará, que fica há 45 km da capital paraense. Foram investidos na obra R$ 3.126.344,46 do Tesouro estadual. 

A via, que tem mais de 4 km de extensão, recebeu por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), terraplanagem, novo pavimento asfáltico, novo sistema de drenagem de águas pluviais, duas pontes em concreto, sinalização horizontal e vertical, dois pórticos, ciclovias, mas principalmente devolveu a cerca de 2 mil moradores da comunidade o sonho de dias melhores, uma vez que a estrada dá acesso ao balneário de Caraparu, uma das principais fontes de renda local. 

A garçonete Flávia Helena Guedes, confessou que apesar do longo tempo de abandono da via, nunca perdeu as esperanças de ter uma estrada de acesso ao balneário melhor e assim, garantir maior número de visitantes, e consequentemente aumentar a renda dos moradores locais.

“Com a estrada nova até o domingo de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que costumava ter um movimento muito fraco,  foi excelente para os comerciantes daqui. Estamos muito agradecidos ao prefeito do  nosso município e ao governador Helder Barbalho por esse trabalho”, disse.

Segundo a garçonete, desde que a estrada foi reconstruída o movimento aumentou em torno de 40% no estabelecimento comercial que trabalha no balneário Caraparu. Além do turismo os moradores da Vila trabalham ainda com agricultura familiar (mandioca, hortaliças) e extrativismo (açaí).

Nesta quarta-feira (13), os operários deram os retoques finais na via. Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, a reconstrução da via é um anseio antigo da comunidade, e estava em péssimas condições de conservação, com pontes de madeira caindo, "sendo necessária uma reconstrução total, pois não houve condições de aproveitar nada da estrada antiga".

Além da reconstrução da estrada houve a urbanização de um trecho do distrito do Caraparu, onde fica o balneário do Rio Caraparu, com suas águas escuras e frias.