Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Vias urbanas de Jacareacanga passam por pavimentação

Avenida Tenente Fernandes, que liga a BR-230 (Rodovia Transamazônica) até o centro do município de Jacareacanga, é uma das contempladas

Por Kátia Aguiar (COHAB)
14/11/2019 14h24

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciou esta semana, os serviços de terraplanagem e pavimentação da Avenida Tenente Fernandes, que liga a BR-230 (Rodovia Transamazônica) até o centro do município de Jacareacanga e ainda o asfaltamento da vicinal que leva ao aeroporto da cidade.

A ordem de serviço foi autorizada pelo governador Helder Barbalho em julho deste ano durante o programa Governo por todo o Pará, no qual o chefe do executivo estadual determinou a execução de serviços nas regiões dos rios Tapajós e Xingu.

Com orçamento de mais de R$ 8 milhões, investidos do poder público Estadual, o serviço será de pavimentação do trecho de mais de oito quilômetros. Atualmente ocorre à etapa de imprimação das vias, logo depois, haverá o serviço de asfaltamento, com prazo de entrega da obra para julho do ano que vem.

Jacareacanga é uma cidade do extremo Sudoeste paraense, criada há 27 anos, e que fica cerca de dois mil quilômetros distante da capital do Estado. Hoje a cidade abriga aproximadamente 42 mil habitantes e possui uma das maiores populações indígenas do Pará. São cerca de 14 mil pessoas concentradas em duas aldeias: Kaiabi e Munduruku. Estes últimos estão localizados em 140 aldeias na região.

O titular da Setran, Pádua Andrade, destaca que a chegada de obras e serviços a municípios distantes da capital. "Independente se o município fica no extremo sudoeste, oeste ou na área metropolitana de Belém, sempre haverá equidade nas ações, pois são todos cidadãos paraenses que merecem respeito à igualdade de direitos”, disse Pádua.  

Em Óbidos, no oeste do Pará, o serviço de pavimentação da rodovia PA-437 já começou. A obra faz parte de um pacote de serviços do 10° núcleo regional da Setran, que prevê o asfaltamento de três quilômetros de asfalto em cada uma três rodovias do oeste paraense: A PA-437 em Óbidos, a PA-439 em Oriximiná e a PA-429 em Curuá. O investimento de mais de R$13 milhões do tesouro estadual.