Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Novo aeroporto de São Félix vai incentivar turismo da região sudeste

Entrega da nova pista está prevista para o primeiro semestre de 2020

Por Kátia Aguiar (COHAB)
15/11/2019 14h04

Após a obra, pista terá 2 mil metros de extensão por 30 de larguraA Secretaria de Estado de Transportes (Setran) dá andamento às obras de restauração e ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de São Félix do Xingu, localizado na região sudeste paraense. O serviço contribuirá com o crescimento do município, incentivando o turismo de lazer e de negócios da região.

O prazo previsto para a entrega da nova pista é no primeiro semestre de 2020. Atualmente, os serviços no aeródromo são de imprimação, que é uma das etapas de pavimentação asfáltica. A pista tem 1.600 metros de extensão por 33 metros de largura, mas, após as obras, ficará com 2 mil metros de extensão por 30 de largura, com 3 metros utilizados como parte de acostamento, que será de 5 metros e atualmente não existe.

O município de São Felix do Xingu tem uma população de 124 mil habitantes que serão contemplados com os serviços feitos pelo Governo do Pará em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

PA-279 - Paralelo às obras do aeroporto, a Setran também está com serviços de manutenção rotineira, como limpeza, tapa-buracos e recapeamento nos mais de 260 quilômetros da PA-279, que é uma via importante para o escoamento da produção  mineral, madeireira e agroindustrial, envolvendo a pecuária de corte, laticínios, processamento e beneficiamento de grãos, como a soja, o cacau e o arroz, da região sudeste do Estado. A região é também uma das maiores produtoras de gado bovino do Brasil e funciona como ligação entre os municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu.