Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA

Gláfira apresenta 'Mar de Odoyá' no Preamar de Consciência Negra

Show da cantora paraense foi uma correalização da Secult, fazendo parte ainda do Projeto Parque Musical

Por Gabriel Marques (SECULT)
15/11/2019 14h54

Disco é uma ode ao feminino e uma saudação à IemanjáA cantora paraense Gláfira mostrou ao público do Teatro Gasômetro seu mais novo trabalho, “Mar de Odoyá”, com show de lançamento realizado na noite de quinta-feira (14), no Preamar de Consciência Negra, em Belém. O disco é uma ode à força do feminino, em um passeio sonoro que evoca ritmos de um Brasil profundo.

A apresentação foi uma correalização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e faz parte do Projeto Parque Musical e da grade de programações do Preamar da Consciência Negra, que celebra a importância da cultura negra na formação do povo brasileiro e gera debates em torno das lutas do povo negro e o peso cultural e social da ancestralidade africana.

Segundo o Diretor do Departamento de Música da Secult, Allan Carvalho, existe uma relação muito forte entre a musicalidade de Gláfira e a programação do Preamar da Consciência Negra. “Gláfira é uma artista potente, tem um trabalho sério e comprometido com suas verdades ancestrais. Traz a essência da negritude e seus ritmos pulsantes. É um honra imensa ter no Gasômetro um evento deste porte, que revela a grandiosidade desta artista e fortalece a luta pelo respeito à comunidade negra, especialmente na nossa Amazônia”, ressaltou.

Com mais de 20 anos de carreira, a artista revela que o conceito do disco surgiu como um “chamamento”. O título é uma saudação à Iemanjá e perpassa por uma atmosfera de mistério, ancestralidade e empoderamento feminino. “Com esses dois arquétipos de imagens femininas muito fortes, outras músicas foram se construindo. Quando eu visualizei todo o disco, entendi que o que guiou este trabalho foi o empoderamento feminino, a nossa força, a nossa luta”, afirma.

Parque Musical - Um dos principais objetivos do Parque Musical é oferecer ao público uma programação musical diversificada, fortalecendo vozes da música local e nacional. O projeto ainda contribui para a visibilidade de ações autorais, sendo um palco aberto aos artistas e disponibilizando a eles acesso ao Teatro Gasômetro com isenção de taxa.