Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VILA DE CARAPARU

Estado inaugura obras importantes para o desenvolvimento e turismo de Santa Izabel

Reconstrução e ampliação da estrada e novo escritório da Emater vão beneficiar cerca de 5 mil habitantes de 13 áreas rurais

Por Jackie Carrera (SECOM)
16/11/2019 14h38

Helder Barbalho, deputados, autoridades e representantes locais no novo pórtico de entrada da Vila do CaraparuPor volta das 11h deste sábado (16), o governador Helder Barbalho chegou ao distrito de Caraparu, pólo turístico do município de Santa Izabel do Pará, a 45 km de Belém. A visita, comemorada com fogos pela população, marcou a inauguração de obras importantes para o desenvolvimento local e que irão beneficiar quase 5 mil habitantes de 13 comunidades rurais.

Acompanhado da deputada federal Elcione Barbalho, dos deputados estaduais Junior Hage e Igor Normando; Helder Barbalho inaugurou a reconstrução e ampliação da estrada do Caraparu, uma das vias com forte influência na zona rural de Santa Izabel. "Ficamos muito felizes de recebê-lo aqui em nosso distrito, para olhar nos olhos e agradecer as melhorias que trouxe pra cá", disse o vereador Capitão Félix ao receber o governador do Estado. 

A obra do Governo do Pará, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), e em parceria com a prefeitura municipal, recebeu um investimento de cerca de R$ 3 milhões do tesouro estadual.

"Se depender do governo não faltará apoio e parceria com o município. Nós fomos eleitos pra ajudar o Estado. Eu sou o governador de todo o Pará. Nós temos que trabalhar pra que essa cidade seja a melhor possível para a população. Não é só asfalto, é desenvolvimento, emprego e renda", disse Helder Barbalho. 

"Isso era um sonho nosso, essa estrada é importante pra gente e estava em situação precária. Agora, temos um governo que nos atendeu. Estamos muito gratos", disse o líder da associação de moradores de Caraparu, Claúdio Junior.

Turismo e ciclovia: via foi reconstruída e ampliada, dando melhor acesso aos balneários da regiãoVila do Caraparu – A reconstrução do trecho da rodovia, que liga a PA-140 até os distritos de Caraparu e Baixo Caraparu, atende 13 comunidades, chegando a beneficiar quase 5 mil pessoas. O projeto incluiu terraplanagem, pavimento asfáltico, sistema de drenagem de águas pluviais, duas pontes em concreto, sinalização horizontal e vertical, dois pórticos e ciclovias ao longo de mais de 4 mil metros de extensão.

A nova estrada dá acesso a balneários da região e é corredor de escoamento da produção agrícola local. A vila também é conhecida pelos igarapés de águas escuras. Banhada pelo Rio Caraparu, a região se destaca pela vegetação típica da floresta amazônica de várzea, o que atrai muitos visitantes, principalmente em julho e dezembro, quando ocorre o Círio das Águas para homenagear Nossa Senhora da Conceição.

"É nosso compromisso garantir que o turismo e o lazer possam ser uma fonte de renda, devemos assegurar o fortalecimento do comércio para gerar emprego e renda. O banho de rio aqui em Santa Izabel, seguramente, é um dos melhores do Brasil. Que essa vocação turística ajude a desenvolver essa região e melhore a vida das pessoas" - Governador Helder Barbalho.

Proprietária de um restaurante, Rosilene Cunha está otimista para o movimento de final de ano: "O visitante chega e elogia", dizRosilene Cunha, mais conhecida como dona Rosa, é proprietária há 20 anos do Bar e Restaurante Rio Caraparu, um dos cinco estabelecimentos que ficam na orla do distrito. Em alta temporada, aos finais de semana, o local chegava a receber mais de mil visitantes. Ela conta que os ônibus e vans com turistas não vinham mais com tanta frequência por causa do estado precário da estrada. Agora, a comerciante está cheia de expectativa para o mês de dezembro.

"O movimento tinha caído muito mesmo por causa da buraqueira. Até pra gente tava difícil se deslocar. Agora, com a estrada boa, o movimento aumentou. O visitante chega e elogia. Eu até contratei mais gente pra me ajudar na cozinha e estamos pensando em abrir durante a semana pra almoço", revela Rosa.

Carlos Augusto, que trabalha oferecendo passeio de canoa no balneário, também comemora a melhoria na estrada. "Foi ótimo porque alavancou muito o nosso ecoturismo. E uma estrada bonita dessa atrai mais pessoas né? Muita gente tá elogiando. Eu tô feliz com isso".

Emater – Os produtores rurais da região também ficaram felizes, pois além da inauguração da estrada do Caraparu – corredor fundamental para a produção agrícola da região, o governador entregou outra obra importante para o município: o novo escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), de Santa Izabel.

Novo escritório da Emater em Santa Izabel vai atender com mais conforto os cerca de 900 produtores rurais da regiãoA placa de inauguração foi descerrada por Helder Barbalho, na presença de autoridades locais, de lideranças rurais e da presidente da Emater, Cleide Amorim. Pela primeira vez, um governador visitou o espaço, que tem mais de 50 anos e estava com a estrutura bastante abandonada.

Com um investimento de R$ 35 mil, o escritório foi totalmente reformado. A unidade têm três salas, dois banheiros e uma área de serviço, e agora passará a atender melhor 900 famílias que têm suporte técnico da Emater. O novo escritório pertence a regional Castanhal, que se destaca pela grande diversidade de atividades produtivas, como pimenta do reino, farinha, tucupi, olerícolas e criações de pequenos, médios e grandes animais.

"É uma grande satisfação ver essa obra sendo entregue aqui pelo Estado, porque é um incentivo maior para a nossa atividade. A Emater é parceira nossa, nos dá a devida orientação. Só temos a agradecer ao governo do Estado" - produtora rural Pâmela Costa, que possui uma área em Santa Maria Maravilha, no Baixo Caraparu.

Cidadania – Desde às 8h deste sábado, na praça da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, foi realizada a ação integrada de cidadania da Parápaz. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), Defensoria Pública do Estado e Cohab, os moradores de Caraparu tiveram acesso a diversos serviços gratuitos de saúde, beleza e cidadania.

Moradores tiveram acesso à serviços gratuitos de saúde, beleza e cidadania, como emissão de documentos e consultas médicasForam emitidos documentos de identidade e vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. Os moradores receberam ainda orientações jurídicas, informações sobre cheque moradia, além de ações de lazer e embelezamento. Orientações sobre saúde bucal, verificação de pressão arterial, e consultas com pediatras e clínicos gerais também foram realizadas em um consultório itinerante.

"Trouxe minhas filhas pra ação porque aqui no distrito e em Santa Izabel não tem pediatra. Estava precisando muito e descobri que as duas estão cheias de saúde. Foi uma ótima ajuda esse serviço gratuito aqui", afirmou Viviane da Silva.