Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANTARÉM

Após quase 50 anos, Ioepa lança nova edição de 'Tupaiulândia'

Livro de Paulo Rodrigues dos Santos é uma das mais importantes obras sobre a história da cidade

Por Ailson Braga (IOE)
17/11/2019 14h58

Quase 50 anos depois de sua última edição, uma das obras mais importantes sobre a história de Santarém, o livro "Tupaiulândia", de Paulo Rodrigues dos Santos, falecido ainda nos anos 70, foi destaque na Festa Literária de Santarém, na noite de sábado (16), quando a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) fez o lançamento da 4ª edição da obra.

A ocasião contou com a participação do secretário regional do Tapajós, Henderson Pinto; do secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira; do presidente da Ioepa, Jorge Panzera; e do pesquisador Cristovam Sena, mantenedor do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS). Além do público em geral, o músico santareno Sebastião Tapajós também esteve presente no lançamento da obra de Paulo Rodrigues dos Santos. A Festa Literária de Santarém faz parte da 23ª Feira do Livro e das Multivozes e se encerra neste domingo (17).

De acordo com Jorge Panzera, a Ioepa identificou a necessidade de publicar mais livros das regiões para que eles possam fazer parte das festa literárias pelas cidades do Estado. “Decidimos que em cada uma das festas literárias a gente teria o lançamento de um livro que fosse significativo para a história e a cultura de cada uma dessas regiões. E foi assim que decidimos pela publicação do 'Tupaiulândia' que, em sua primeira edição foi justamente publicado pela Imprensa Oficial do Estado. Então, decidimos fazer a parceria com o Instituto Cultural Boanerges Sena, que foi quem publicou a última versão. É um presente para Santarém, que é uma das cidades mais importantes do nosso Estado”, observou.  

Pesquisador Cristovam Sena, Jorge Panzera (Ioepa) e Henderson Pinto, secretário regional do TapajósA última edição, lançada em 1999, foi realizada pelo ICBS. Fora de catálogo nessas duas décadas, a obra só pôde ser consultada em bibliotecas ou acervos particulares. Com o lançamento da nova versão, um número maior de pessoas pode fazer a aquisição de um exemplar, possibilitando um acesso maior ao público. “A satisfação é constatar que, quando se quer concretizar uma ideia e juntam-se os atores principais nessa confecção, as coisas acontecem. O 'Tupaiulândia', nessa quarta edição, é um trabalho conjunto do ICBS com o município e com o Estado. O projeto de resgatá-lo é fundamental e, queira Deus, outra ações conjuntas possam vir para engrandecer nossa cultura local”, disse Cristovam Sena. 

História - "Tupaiulândia" é uma das principais obras que contam a história do município fundado em junho de 1661, pelo padre jesuíta de Luxemburgo, João Felipe Bettendorff. Publicado originalmente em 1972, ganhou outras edições em 1974 e 1999. Foi o resultado de mais de 40 anos de anotações e pesquisas do escritor Paulo Rodrigues dos Santos, falecido ainda nos anos 70, mas que deixou um profundo legado para a memória e cultura local.

Prêmio - Na oportunidade, a Ioepa apresentou o edital “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” na Festa Literária de Santarém, no sábado (16). A iniciativa irá premiar obras literárias inéditas em prosa e poesia de escritores do Estado.

 O “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” é o primeiro da linha de editais públicos de publicações que a editora do governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, está lançando a partir da instituição do decreto do governador Helder Barbalho. O objetivo é incentivar a publicação de obras de escritores de todas as regiões de integração do Estado: Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins, Xingu.

“O edital é fruto de um debate realizado em diversas regiões do Pará, quando buscamos atender à reivindicação do movimento literário, que defende a descentralização da capital e, então, buscamos construir esse edital para valorizar a literatura de cada região do Estado”, declara Moisés Alves, representante da Editora Pública.

Para o presidente da Ioepa, a apresentação do edital nas festas literárias é fundamental para divulgação do trabalho, dando oportunidade a um número maior de escritores de participarem da seleção. “Queremos chamar os escritores para prepararem seus trabalhos e que participem desta seleção pública, mantendo a lógica de uma política pública para todo o Estado. Neste momento, estamos na divulgação de como funciona a seleção, para que as pessoas possam ter acesso e que façam a inscrição, concorrendo a publicação do seu livro”, afirmou Jorge Panzera.

*Texto: Weldon Luciano