Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTAÇÃO DAS DOCAS

Paysandu conquista o Campeonato Paraense de Remo 2019

Associação de Remo Guajará e a Tuna Luso Brasileira ficaram em segundo e terceiro lugar

Por Carol Amorim (SEEL)
17/11/2019 16h22

Time campeão participou de todas as 11 provas e somou o maior número de pontos nas disputas, 173O domingo ensolarado foi o cenário perfeito para a vitória do Paysandu Sport Club no Campeonato Paraense de Remo, na manhã deste domingo (17). A quinta e última etapa da regata foi realizada na Estação das Docas, e contou com a presença de um grande público. A Associação de Remo Guajará e a Tuna Luso Brasileira ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Das 11 provas realizadas no evento, o Papão disputou todas e terminou o campeonato com 173 pontos, seguido da Associação Guajará, que teve 146, e Tuna, com 11 pontos. Neste ano, a organização manteve o regulamento de 2018, referente à pontuação, onde o vencedor de cada prova ganha quatro pontos, o segundo fica com dois e o terceiro, com um.

“O Paysandu se manteve campeão nas cinco etapas da competição, isso nos deixa satisfeito já que é a prova de que o trabalho foi bem feito. Já a partir de amanhã, começamos a nos planejar para 2020. Os atletas estão de parabéns, pois vem realizando um grande trabalho na modalidade, em que são apaixonados. O resultado nos deixa muito felizes”, diz o representante da Sede Náutica do clube, Tony Couceiro.  

O Papão contou com os argentinos Oriana Ruiz e Alejandro Colomino, medalhistas pelo seu país no Pan-Americano de Remo. Ambos são atletas bicolores registrados na Fepar desde 2018.

Muitas famílias estiveram presentes para acompanhar as provas, como Emília Palheta. “Estávamos a passeio, quando vimos que estava tendo a competição, resolvemos prestigiar. É muito importante ter eventos como este em Belém, porque é uma opção a mais para a população, além de incentivar não só o lazer, mas a ter uma vida saudável por meio do esporte”, ressalta.

Atletas do Papão comemoram a vitória alcançadaO Campeonato Paraense de Remo é realizado pela Federação Paraense de Remo (Fepar), com o apoio do Governo do Pará, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Esporte e Lazer (Seel), com a segurança do Corpo de Bombeiros Militar e Capitania dos Portos. “É uma das mais tradicionais modalidades praticadas no Pará, então esperamos fortalecer cada vem mais o remo no Estado, já que temos um ambiente favorável para este esporte”, frisa o secretário-adjunto da Seel, Vitor Borges.

O Campeonato Paraense de Remo 2019 foi dividido em cinco etapas durante o ano, e reuniu 71 atletas para disputar em modalidades de um, dois, quatro e oito remadores por barco. 

“Mais um campeonato concluído com sucesso. Nosso desempenho é resultado de um trabalho feito diariamente e de muita dedicação. Só tenho que agradecer a todos os colaboradores que sempre estiveram nos apoiando. A sensação de dever cumprido é muito boa”, afirma o o presidente da Fepar, Luciel Caxiado.