Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Dupla paraense disputa circuito de vôlei de praia em São Paulo

Com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), as paraenses Rafaela Fares e Jessica Santiago, participam da competição com o objetivo de ficar entre as quatro melhores duplas

Por Paula Portilho (EMATER)
18/11/2019 14h29

Tem Pará na Terceira Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2019, evento que reúne as 16 melhores duplas do Brasil e que inicia nesta quarta-feira (20) e segue até domingo (24), em Ribeirão Preto, São Paulo, realizada pela Confederação Brasileira de Vôlei. Com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), as paraenses Rafaela Fares e Jessica Santiago, participam da competição com o objetivo de ficar entre as quatro melhores duplas.

As atletas têm obtido resultados importantes ao longo deste ano. Se classificaram para o SuperPraia, em agosto, em Brasília, campeonato que reuniu as 16 melhores duplas do país. Em maio, participaram de um Sul-americano em Camaçari, na Bahia, ficando na 5ª colocação.

Rafaela, 29 anos, começou a jogar vôlei aos 11, através do técnico Jânio Marinho. Integrou as seleções paraenses infanto e juvenil, sendo ainda convocada em testes para seleção brasileira infanto-juvenil. Na fase adulta, migrou para o vôlei de praia. “Participei de campeonatos sul-americanos pela seleção, onde consegui o 3º lugar. Estou jogando com a Jessica pela segunda temporada que foi bem proveitosa, pois saímos de uma colocação de 24° lugar no ranking e hoje somos 10° do Brasil”, conta a jogadora.

Já Jessica Santiago, 23 anos, joga vôlei de praia desde os 17 e afirma estar muito confiante para a competição. “Vamos iniciar com excelente expectativa, em busca do nosso melhor resultado. Como precisamos custear nossa passagem e hospedagem para a competição, que é nacional e de grande visibilidade, estamos muito felizes em receber esse apoio do Governo do Estado, através da Seel. Ressalto que é muito difícil conseguir patrocínio e a Secretaria abre as portas para nós”, disse Jéssica.

Desde o início do ano, mais de 500 atletas já foram atendidos pela Seel, inclusive com apoio para participação em eventos internacionais como o Campeonato Mundial de Muay Thai Tradicional, realizado em Bangkok, Tailândia; o Sulamericano de Manbol, no Equador e Chile; o Campeonato Sulamericano de Remo, em Assunção, Paraguai e outros.

“O nosso papel é apoiar os atletas e, nesse caso, os que estão indo participar de competições fora do Estado. Com isso, levamos o Pará para todo o país, mostrando o valor do nosso esporte e, sobretudo, os nossos talentosos atletas”, enfatizou o secretário-adjunto da Pasta, Vitor Borges.