Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Programa Territórios pela Paz forma profissionais através de oficinas realizadas pelo Senac

O curso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) contratado pela Sectet para ofertar os cursos no TerPaz.

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
18/11/2019 15h26

Quatro cenários temáticos demonstraram nesta segunda-feira (18) o que a turma do curso “Decoração de Festas e Eventos com Balões” aprendeu durante as duas últimas semanas. Os 22 participantes montaram decoração para casamento, chá revelação e aniversário infantil (circo e ‘Masha e o Urso’), usando as técnicas ensinadas no curso promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) na sede do ParáPaz, bairro do Guamá, dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

Para o encerramento do curso a equipe de Eduardo Silva montou uma decoração de festa de casamento, apostando no clássico: arco e colunas com balões nas cores branco e prata. “É uma decoração simples, que fica muito bem na igreja ou mesmo em casa”, definiu Eduardo, que já trabalha com decoração de festas. “Aprendi mais e agora terei um certificado”, comemorou.

Thainá Braga também ressaltou a importância da certificação para dar continuidade ao trabalho que ela já desenvolve. Ela foi quem falou sobre o trabalho de seu grupo. “Fizemos uma decoração de ‘chá revelação’ usando a técnica de arco em moldura”, descreveu entre balões azuis e cor-de-rosa.

Conhecimento e amizade – Ao falar sobre o cenário de festa infantil com o tema ‘Masha e o Urso’, Janny Megídio explicou que foram usados o arco desconstruído e as colunas em espiral. Além das técnicas, a concluinte do curso destacou a importância de estar sempre aprendendo e fazendo amizades. “Foi gratificante, tanto pelo conhecimento, que ninguém tira da gente, como pelas amizades que fizemos. São amizades para a vida”.

O circo foi o tema da equipe de Dárcia Corrêa, que também ressaltou a união e amizade entre elas. Ela contou que tudo foi decido com muito diálogo entre as cinco componentes do grupo e que o colorido do circo veio alegrar a vida dela, que recentemente perdeu o emprego.

“Agradeço ao governo por trazer essa oportunidade para as pessoas nos bairros, para os menos favorecidos. Nesse momento em que estou sem emprego o curso veio a calhar”, enfatizou. Os alunos agradeceram ainda a dedicação da instrutora Orlandina Santos.

União – Olga de Oliva, coordenadora do projeto “Formação Inicial e Continuada de Jovens e Adultos”, da Sectet, destacou que o curso oferece a oportunidade de começar um empreendimento com investimento baixo e com a possibilidade de todos se unirem para trabalharem juntos. “Vocês podem se juntar e trabalharem juntos. Assim vão se fortalecendo”, incentivou.

Daise Silva, do Senac, destacou a parceria com a Sectet e a importância de trabalhar nas comunidades. “Essa parceria leva os cursos às pessoas que mais precisam. Assim podem ter uma renda rápida e ir se aprimorando. Vocês podem se ajudar e quem sabe até montar uma empresa daqui a algum tempo”, finalizou.