Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GRATUIDADE

Estado e Prefeitura de Santarém retomam convênio que dá acesso à cultura

Por Ronilma Santos (SRGBA)
18/11/2019 16h50

A entrega das carteiras de gratuidade em eventos públicos de lazer e entretenimento, para moradores de Santarém, no oeste do Pará, ocorreu nesta segunda-feira (18), no Museu João Fona, na sede municipal. A ação é resultado de uma cooperação técnica entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Prefeitura de Santarém.

Autoridades e beneficiados durante a entrega simbólica no Museu João FonaNo ato simbólico, 15 representantes dos grupos beneficiados - idosos, pessoas com deficiência e aposentados -, participaram da entrega, junto com o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto; o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e o secretário Municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira (Pixica).

O convênio que garante gratuidade em divertimentos públicos a grupos específicos estava paralisado desde 2005. “Isso é uma amostra de situações que dependem apenas de vontade política e não envolvem tantos recursos, como é o caso da emissão dessas carteiras de gratuidade, garantindo esse direito ao idoso e à pessoa com deficiência. É um convênio antigo, e com a sensibilidade do governador Helder Barbalho e da secretária de Cultura, Ursula Vidal, além da parceria do município de Santarém, nós conseguimos, em 10 meses, tirar da gaveta um convênio que dará acesso a eventos esportivos e culturais, assegurando direitos à população”, destacou o secretário Regional Henderson Pinto.O secretário Regional Henderson Pinto (d) e uma das pessoas beneficiadas

Para André Gomes, representante da Associação de Deficientes Físicos em Santarém (Adefis), “essa gratuidade possibilita a gente estar em lugares públicos. Com essa carteira a gente tem essa possibilidade, facilitando nossa entrada nesses eventos. Para nós representa qualidade de vida, sem dúvida”.

Acesso a direitos - O objetivo do documento é disponibilizar gratuitamente a entrada em cinemas, teatros, museus, galerias de arte, casas de espetáculos, ginásios poliesportivos e estádios de futebol, dentro da abrangência do Estado do Pará, de acordo com a Lei nº 6.739/2005, disse o secretário Luís Alberto Figueira.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a retomada do convênio é “uma importante ação conjunta do governo do Estado com a prefeitura de Santarém, garantindo esse direito e, ao mesmo tempo, estimulando esses grupos a sair mais de casa, se inserindo na sociedade, tendo acesso a eventos culturais, cinemas, jogos e teatros de forma gratuita, como está na lei”.

O secretário Henderson Pinto (e) destacou o empenho do governo do Estado para a retomada do convênioA entrega do documento resulta da conclusão da primeira etapa de cadastramento, ocorrida em 09 de agosto de 2019. Serão entregues 430 carteiras aos cadastrados. Os beneficiados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Cultura, das 8 às 14 h, para receber o documento. Na próxima etapa do projeto serão abertos novos cadastros.