Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Ioepa encerra com sucesso Festa Literária de Santarém

Por Ailson Braga (IOE)
20/11/2019 13h47

Com o livro “Tupaiulândia”, de Paulo Rodrigues dos Santos, como carro-chefe das vendas, o estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) foi um dos destaques da Festa Literária de Santarém, evento que reuniu um público de aproximadamente 75 mil pessoas entre os dias 9 e 17 de novembro, no oeste do Pará. A Festa literária de Santarém faz parte das ações da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

A Ioepa montou um estande de 30 m², que abrigou atividades educativas, lançamento de obras e informações sobre os serviços prestados pela autarquia, além da venda de outras obras pertencentes ao acervo da Imprensa Oficial.

De acordo com Neide Almeida, gerente comercial da Ioepa, o estande da autarquia teve uma das participações mais marcantes em todas as edições da Festa Literária de Santarém. “Este ano, a expressiva atuação da Ioepa no evento é comprovada pelos números. Foram vendidos 140 livros, com 'Tupaiulândia', sendo responsável por 40% dessas vendas. Outros livros mais vendidos foram: 'Terra Preta', do santareno Edvaldo Pereira; 'Viagem a Santarém', de Paulo Maués; e 'Romanceiro da Cabanagem’, de José Ildone”, informou Neide Almeida.

Encerramento - O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, avaliou a atuação na Festa Literária santarena. “Fechamos este ciclo com importantes momentos. O lançamento do livro ‘Tupaiulândia’, que estava fora de catálogo, um livro de muita relevância para a região oeste, acaba sendo um presente para Santarém. Destacamos também a divulgação do edital do ‘Prêmio Dalcídio Jurandir’ que vai publicar obras inéditas.

A Ioepa levou pela primeira vez para a cidade o projeto Portal do Conhecimento, que trabalha a política de acesso ao livro e a leitura por meio da doação de obras, sensibilizando os estudantes para o contato com a literatura, aproximando o escritor do público estudantil. As escritoras Wanda Monteiro, Marcia Kambeba e Terezinha Amorim participaram de rodas de conversas em escolas públicas de Santarém como parte das ações do Portal do Conhecimento na Festa Literária. O estande da Ioepa ofereceu ainda espaço infantil com jogos de mesa, tatame e um varal para atividades.

Estande movimentado - “Foi um estande com presença permanente de crianças, adolescentes e a turma das escolas, com o papel de movimentar ainda mais o lugar e plantar, nesse público jovem, a cultura do livro. Foi fundamental também a participação do Portal do Conhecimento que levou, junto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, para três escolas santarenas, escritores que estiveram na feira, para que eles pudessem ter o contato direto com o estudante”, completou Panzera.

Ainda segundo o presidente, o sucesso da participação da Ioepa no evento foi fruto de um envolvimento conjunto de pessoas, desde diretores, passando por servidores e outros colaboradores que também participaram do evento. “Foi algo altamente satisfatório para o nosso trabalho e demonstra a necessidade de se investir mais em política pública, e retornar não só no período das festas literárias, mas manter uma presença permanente nessa região tão importante para o nosso Estado”, ressaltou o presidente da Ioepa.

A Festa Literária de Santarém é uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secult, Ioepa, Seduc e Prefeitura de Santarém, integrando as políticas públicas de fomento ao livro, à leitura e à difusão das linguagens e expressões culturais e artísticas. A ação a teve o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Instalada em uma área de mais de 3.600 mil m², a Feira teve 43 estandes – sendo 23 do Pará e 20 de outros estados. Ao todo, recebeu mais de 80 toneladas de livros e cerca de 30 mil títulos expostos, que foram representados por 150 editoras. “Estamos felizes, pois a feira mais do que um espaço de comercialização de livros, se consagra no papel de aproximar leitores e escritores para a construção da cidadania. Este tem sido nosso propósito desde o início, associando ao ato da leitura a perspectiva de estimular o pensamento crítico”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira.

Com colaboração de Weldon Luciano e Ailson Braga