Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Mais três instituições recebem donativos arrecadados na Corrida e Passeio Ciclístico do Servidor

Ao todo foram arrecadadas mais de 2,7 toneladas de alimentos

Por Dayane Baía (ARCON)
20/11/2019 14h14

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) entregou mais de mil quilos de alimentos não-perecíveis à outras três instituições filantrópicas nesta quarta-feira (20). As doações foram arrecadadas na VIII Corrida e Caminhada do Servidor Público e no I Passeio Ciclístico do Servidor Público, realizados no dia 26 de outubro, em Belém. Para se inscrever nos eventos, cada um dos 1.250 participantes doou três quilos de alimentos, totalizando mais de 2,7 toneladas a serem destinadas a sete entidades.

Os donativos começaram a ser entregues na última quinta-feira (14) para três instituições, e prosseguiram na manhã desta quarta-feira (20) para outras três, finalizando na próxima semana. De acordo com a secretária adjunta de gestão de pessoas da Sead, Thainná Alencar, os eventos esportivos deste ano buscaram incentivar a participação dos servidores nas atividades físicas, promovendo também o bem-estar emocional com o ato de solidariedade. “Estamos representando o Governo do Estado e os servidores públicos nas entregas às instituições e tendo a oportunidade de conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos com tanta dedicação. É gratificante”, frisou Thainná.

Entre as instituições beneficiadas está a Creche - Casa Lar Cordeirinhos de Deus, que atende 246 crianças em situação de vulnerabilidade social. A organização não-governamental é referência na região norte e já recebeu mais de 25 mil crianças de 0 a 4 anos de idade em 14 de fundação. A atuação é possível pelo apoio da sociedade civil, mas enfrenta dificuldades nessa época de recessão econômica. 

"É um milagre de Deus nós preparamos 320 pratos de comida todos os dias para as crianças e colaboradores. Agradecemos aos servidores e ao Governo por essa iniciativa. Noemi de Lima Rodrigues, presidente e fundadora da instituição.

O Núcleo Social 20 de Fevereiro é um dos quatro integrantes da Associação Comunitária do Bairro do Guamá. Fundado há mais de 50 anos, ele oferece educação infantil para 75 crianças até cinco anos de idade; e curso de informática para jovens de 15 a 29 anos. A entidade também recebeu 367 kg de alimentos. “Estamos muito agradecidos. A doação vai ajudar no lanche das crianças daqui e dos outros núcleos, pois procuramos distribuir entre os atendidos da associação”, explicou Ana Ferreira, professora e coordenadora da unidade. No mês de dezembro, eles também vão receber também a oficina de fotografia dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

As doações de alimentos efetuadas por servidores públicos estaduais também ajudará pessoas em situação de rua atendidas pelo Abrigo João de Deus. A instituição fundada em 1982 pelo padre italiano Francisco Gugliotta é administrada por freiras e uma diretoria voluntária. Hoje a capacidade de acolhimento é para 24 pessoas maiores de idade, sobretudo idosos, que recebem avaliação clínica, cuidados de saúde mental e suporte espiritual. “Doações como essa vêm contribuir porque precisamos diariamente de alimentos, da proteína. Poderemos diminuir os gastos com alimentação para destinar recursos para outras obrigações mensais”, explicou a coordenadora irmã Goreth Soeiro.