Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Emateres de todo o Brasil debatem desafios da agricultura e crescimento econômico

Helder Barbalho participou da abertura da Asbraer e destacou a importância das discussões para o avanço do setor no País

Por Larissa Noguchi (SECOM)
21/11/2019 11h54

Assembleia Geral chega a 56ª edição, reunindo empresas públicas de assistência técnica e ruralA capital paraense sedia, pela segunda vez, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), a 56ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que reúne dirigentes e representantes de todas as 21 Emateres de todo o Brasil. O governador do Pará, Helder Barbalho, participou da solenidade de abertura e ressaltou a importância deste debate para o crescimento econômico na área da agricultura.

“Nós temos absoluta convicção da importância de olhar a agricultura, a pecuária e o campo como atividades centrais e vocacionadas do estado do Pará. Ter atenção com a agricultura familiar, ter a capacidade da chegada da assistência técnica junto com a pesquisa, para ampliar e melhorar a nossa produção, são estratégicos” - Governador do Estado, Helder Barbalho.

Helder Barbalho destacou a agricultura, pecuária e campo como atividades centrais e vocacionadas do ParáA presidente da Emater/PA, Cleide Amorim, que também é vice-presidente da Asbraer, comentou que a assembleia é fundamental para as estratégias que o Pará pode tomar diante das dificuldades ou da possibilidade de crescimento econômico. “Nós abordamos como está o trabalho da cada Emater em todos os estados do país, os avanços e desafios de cada lugar. O evento é importante por conta desse intercâmbio de ideias e experiências com vários exemplos pelo Brasil”, avaliou.

Durante a abertura, foram discutidos os diálogos e as parcerias entre as Emateres, e o contexto atual da Amazônia Legal, além da apresentação de estudos científicos, como a aplicação de tanino no abacaxi, do pesquisador Rêmulo Carvalho, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), da Paraíba.

Atualmente, a Emater Pará atende mais de 70 mil famílias com regularidade, nas mais diversas áreas de atuação. Os planos para os próximos anos são expansão e qualificação do serviço, com cada vez mais acesso a tecnologias, crédito rural e demais políticas públicas.