Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUTOMAÇÃO

Cosanpa recebe evento sobre tecnologia e inovação em saneamento

Workshop reuniu, ao longo da semana, engenheiros sanitaristas e ambientais, técnicos e estudantes

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
21/11/2019 16h49

Engenheiros sanitaristas e ambientais, técnicos e interessados em inovação na área de saneamento participaram da décima edição do “Workshop sobre tecnologia, inovação e regulação do saneamento para a proteção da Amazônia”. O evento, que encerra nesta sexta (22), é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária (Abes – seção Pará), em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Programação foi dividida em cursos teóricos e práticosNesta sexta, ocorre a segunda etapa do workshop, com aula prática na área operacional da Estação de Tratamento do Bolonha, onde será feito um treinamento sobre medição na área de vazão.

O evento foi aberto na quarta-feira (20), no auditório da Cosanpa, com um bate-papo que discutiu o tema central deste ano, reunindo representantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae).

Estudantes de engenharia sanitária e de engenharia da automação, além de funcionários de empresas que trabalham no setor e representantes da Amae, participaram das atividades, que envolveram cursos teóricos e práticos.

Na quinta-feira (21), foi realizado o curso teórico sobre automação para controle de abastecimento de água, focado para elucidar dúvidas acerca do funcionamento de um sistema automático de controle. 

“O workshop foi voltado para pessoas que não são especialistas na área de automação, então, meu principal cuidado foi usar uma linguagem simples. O objetivo foi desmistificar a ideia de que automação é coisa de outro mundo, para que a partir disso eles possam ter uma noção de como funciona o setor”, disse o gerente executivo de pitometria e macromedição da Cosanpa, Marcio Jansen.

O mestrando em recursos hídricos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Wagner Lucena, avaliou como muito produtiva a primeira parte do workshop. “Márcio Jansen nos trouxe explicações gerais do que é automação, sobre os programas e projetos da Cosanpa, e mostrou o funcionamento do sistema. Foi muito interessante”.