Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'LEITURA QUE LIBERTA'

Arte e educação contribuem para reinserção no Centro de Recuperação do Coqueiro

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
21/11/2019 22h57

A educação e a música, juntas, fortalecendo as políticas de reinserção social de internos do Sistema Penitenciário do Pará, estão na base do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Nesta quinta-feira (21), foi realizado um concurso de música. Os internos participaram nas categorias autoral e interpretação de canções.

Com o tema “Som da Leitura”, o concurso integra o Projeto Leitura que Liberta, que oferece remição de pena de quatro dias para cada obra literária lida em 30 dias, após a produção de um relatório. Dez internos participaram do concurso.

O Projeto Leitura que Liberta é uma iniciativa da Defensoria Pública, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), e contempla prioritariamente os internos não beneficiados com atividades educacionais formais e laborais no cárcere.

Cláudio Ferreira, preso há um ano, participa do projeto. Para ele, esse tipo de ação fortalece o trabalho de ressocialização dentro do presídio. “Esse evento foi o máximo! Uma coisa assim não é sempre que acontece, por isso temos que valorizar muito. Tem muita gente boa aqui dentro do cárcere, e esse projeto é um incentivo”, disse o interno.

Mudança para melhor - Ainda segundo ele, estar no cárcere vem mudando sua vida para melhor. “Errar é humano, mas permanecer no erro é muito pior. Desde quando fui recolhido para o sistema carcerário a minha vida só tem mudado para melhor. Tenho valorizado coisas que antes não valorizava. Só valorizamos as coisas quando ficamos sem liberdade. Quando sair daqui quero levar uma vida nova, uma vida de respeito”, afirmou Cláudio Ferreira.

A importância desse tipo de ação na vida dos detentos foi destacada pela coordenadora de Educação da Diretoria de Reinserção Social, Patrícia Salles. “Essas ações são de extrema relevância nas unidades penitenciárias, pois são momentos de culminância de todo o trabalho da educação ao longo do ano letivo. É o momento de apresentar para a sociedade o trabalho feito pelos internos, professores e toda a equipe de educação. A Susipe tem dado todo apoio à educação através da DRS, e isso tem incentivado muito”, garantiu a coordenadora. (Por Fernanda Cavalcante).