Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACERVO

Imprensa Oficial divulga livros de autores paraenses em encontro na UFPA

Por Julie Rocha (IOE)
21/11/2019 19h11

A editora da Imprensa Oficial do Estado disponibiliza aos participantes do III Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA), que ocorre até esta sexta-feira (22), na Universidade Federal do Pará (UFPA), cerca de 30 títulos de autores paraenses, entre obras das últimas edições da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e que fazem parte do acervo da autarquia.

Entre os destaques, estão “Tupaiulândia”, de Paulo Rodrigues dos Santos, lançado recentemente na Festa Literária de Santarém, e “Flauta de Bambu”, de Haroldo Maranhão, considerada a principal obra lançada pela Ioepa na 23ª Feira do Livro, em Belém, por ser a primeira da linha de editores fora de catálogo da editora pública.

Segundo o coordenador da Editora Pública da Ioepa, Rodrigo Moraes, os autores poderão conferir quase todos os lançamentos deste ano. “Por entender a importância da produção científica e da Universidade, decidimos levar as produções recentes da editora e outros livros do acervo que são importantes como trocas de conhecimentos literários”, disse o coordenador.

Entre os lançamentos, estão “Olhos de Ressaca”, de João Bosco; “Heróis do País da Cabanagem”, de Jetro Fagundes; “Sátiras de um Ribeirinho/Líricas Ribeirinhas e Outras Margens”, de Cláudio Rendeiro, “Rir é o Melhor Corretivo”, de Euclides Farias, e “Gapuiando Sonhos na Ilha de Caratateua”, de Apolo de Caratateua. Os livros estão à venda ao preço de R$ 10,00 a R$ 30,00.

Criar uma relação entre a produção de conhecimento ofertada pela Academia e a impressão desses livros pela Imprensa Oficial é, para o assessor da Editora Pública da Ioepa, Roony Oliveira, umas das tarefas mais importantes da ação literária no encontro. Ao lado de Diego Nascimento, que trabalha no Arquivo da Ioepa, Roony divulga as obras dos escritores paraenses das 8 às 17 h, no corredor do auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), no segundo portão da UFPA.

Reconhecimento - O III EPCA é uma iniciativa de estudantes dos programas de Pós-Graduação “Comunicação, Cultura e Amazônia” (PPGCom-UFPA), e “Comunicação, Linguagens e Cultura”, da Universidade da Amazônia (PPGCLC/Unama). A proposta é fomentar o debate a partir do tema “Comunicação e resistências: ameaças à democracia, lutas por reconhecimento e políticas do cotidiano”.

Segundo o professor Elias Cerejo, da organização do evento, é o momento de encontro, diálogo e de intercâmbio de conhecimento sobre as diferentes perspectivas de comunicação. “É um momento muito delicado e de constantes ataques para a pesquisa no Brasil, mas que se mantém em pé e resistente na tentativa de construir um espaço profícuo de diálogo”, ressaltou o professor, reforçando a importância do apoio de entidades parceiras.

“O evento foi possível de ser realizado graças a entidades que nos deram apoio, como a Imprensa Oficial do Estado, que nos ajudou com as impressões de alguns materiais gráficos, além de trazer um estande com obras de autores paraenses com temáticas relevantes e bem próximas ao tema do nosso encontro. As publicações da Ioepa têm sido bem recebidas pelo público que tem passado por aqui, e que também tem elogiado o material impresso nesta parceria”, contou.

O III EPCA será encerrado nesta sexta-feira (22) com a mesa “Resistências Quilombolas Indígenas – trajetórias e horizontes”. Às 14 h, haverá plenária com jovens pesquisadores da Amazônia, e às 17 h, a conferência de encerramento “Comunicação e Resistências”, além de lançamentos de livros.