Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JOVENS

Cooperação fortalece políticas públicas na prevenção às drogas em Ananindeua

Termo foi assinado na quinta-feira (21), entre Sejudh, Ministério Público do Estado e prefeitura municipal

Por Claudiane Santiago (SEJU)
22/11/2019 11h56

Fortalecer as políticas públicas de prevenção às drogas para juventude do município de Ananindeua é a proposta do Termo de Cooperação Técnica que foi firmado, nesta quinta-feira (21), entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Ministério Público do Estado e Prefeitura Municipal de Ananindeua.

O termo estabelece um plano de trabalho integrado entre os órgãos para desenvolver projetos nas áreas de educação, saúde, assistência, esporte e lazer com foco na prevenção e redução de danos do consumo de drogas. O primeiro passo foi dado com o seminário intersetorial de políticas sobre drogas realizado na quinta-feira (21), no auditório do Ministério Público em Ananindeua, voltado aos alunos, professores e gestores da rede pública de ensino municipal, universitários, servidores públicos, além dos membros dos Conselhos Tutelares e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A mesa de autoridades do evento foi composta pelo secretário adjunto da Sejudh, Rodrigo Roldan; o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Carlos Eugênio; e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro. “Aprendi muito no seminário, tirei algumas dúvidas e pude falar sobre a realidade do jovem de Ananindeua pras autoridades presentes. Precisamos disso, precisamos ser escutados, porque a gente é que convive ou sabe quem passa pelo problema”, declarou o estudante Marlisson Rafael, 15.

O seminário abordou, entre outros temas, a capacitação dos gestores e integrantes das escolas e secretarias municipais, a nova Política Nacional sobre Drogas, o papel da família no tratamento de dependentes químicos e os programas de prevenção ao uso de drogas.  A programação contou com apresentações culturais dos alunos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ananindeua.

Também foram abordadas as ações de cada órgão na luta contra as drogas, e os serviços prestados pelo Estado e município para fortalecer a rede de atendimento. “Mostramos que estamos trabalhando de forma integrada pra atuar no enfrentamento de um problema que atinge, principalmente, os jovens”, disse o gerente da Juventude, da Sejudh, Henrique Gaia, que na ocasião abordou sobre o protagonismo juvenil na prevenção ao uso de drogas.

Avanços – O coordenador de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas, da Sejudh, José Júnior, falou sobre as politicas adotadas pela Secretaria diante da problemática que atinge milhões de pessoas mundo a fora.

José Junior, coordenadorEntre elas, o coordenador enfatizou a intenção do governo do Estado na assinatura do plano de intenções para implementação de um núcleo, no Pará, do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), para atender a região Norte. O Obid é um portal responsável por gerir e disseminar informações confiáveis e científicas sobre drogas, além de ser um canal de armazenamento de dados sobre o assunto.

José Júnior falou da proposta de reativação do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), no Estado, para conversão de bens do tráfico de drogas em investimentos nas políticas públicas de combate a essa prática criminosa, e de transformar o material apreendido em recursos, a fim de garantir a estrutura necessária aos órgãos de repressão, fomentar os programas de prevenção e reduzir o uso de entorpecentes.

O coordenador informou ainda sobre a parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para oferta do curso de especialização em toxicologia aos profissionais da rede, com bolsas de estudos, para incentivar o aperfeiçoamento dos técnicos atuantes na área. Ele ressaltou também sobre a elaboração do protocolo de certificação das Comunidades Terapêuticas.