Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Fundação Santa Casa realiza mutirão de cirurgias de vasectomia

Cerca de 20 pacientes farão o procedimento, que é menos invasivo do que a laqueadura feminina e de mais fácil recuperação

Por Etiene Andrade (EMATER)
22/11/2019 10h30

Homens que farão as cirurgias são acompanhados no ambulatório da Santa Casa, pelo Programa de Planejamento FamiliarA Santa Casa realiza, neste sábado (23), um mutirão de vasectomia. Serão atendidos cerca de 20 pacientes do Programa de Planejamento Familiar, acompanhados no ambulatório da Fundação. Dezesseis deles farão a vasectomia, cirurgia de esterelização masculina, que apresenta muitas vantagens em relação a laqueadura feminina, principalmente, por ser menos invasiva e de mais fácil recuperação. O restante dos homens fará outras cirurgias, como fimose e freio do pênis.

“Nós realizamos o programa de Planejamento Familiar na Santa Casa há cerca de 10 anos e o nosso perfil de atendimento nesse período foi mudando. No início, recebíamos mais pacientes mulheres, que buscavam a laqueadura. Hoje, 90% dos pacientes operados são homens, justamente porque a equipe do hospital conseguiu fazer essa conscientização de que a vasectomia é uma cirurgia mais segura e com muitas vantagens”, explica o cirurgião urológico da Santa Casa, Elton Meireles.

O garçom Reinaldo do Rosário, 37, pai de três filhos, acompanhou uma palestra de orientação sobre a vasectomia na Santa Casa e se convenceu que era a melhor opção para ele e sua esposa. “Eu e minha mulher já estamos casados há dez anos. Ela usava anticoncepcional, mas tinha muitos problemas hormonais e teve uma hemorragia. Foi quando me convidou pra assistir a palestra e eu saí de lá convencido que era o melhor pra ela e pra mim”, contou Reinaldo, que é um dos pacientes que serão operados neste sábado.

A equipe do Programa de Planejamento Familiar da Fundação Santa Casa é composta por assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, que dão orientações e avaliam caso a caso os pacientes encaminhados pelas unidade de saúde.

Desde o início do programa na Santa Casa, mais de 400 cirurgias de vasectomia já foram realizadas. Resultados que para o médico Elton Meireles estão relacionados a um trabalho de conscientização junto aos homens sobre o procedimento. “Um esforço muito grande dos psicólogos e assistentes sociais para desmistificar a ideia de que a cirurgia mexeria com a masculinidade. O paciente que faz vasectomia é homem do mesmo jeito e continua tendo a sua vida sexual normal”, explica o médico.