Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORÇA E DISCIPLINA

Mangueirão sedia Festival Estadual de Judô no domingo

Realizada com apoio da Seel, competição é destinada ao público infantil

Por Paula Portilho (EMATER)
22/11/2019 12h05

O Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, em Belém, recebe neste domingo (24), de 9h às 14h, a segunda edição do Festival Estadual de Judô, competição destinada ao público infantil realizada pela Federação Paraense de Judô (Fpaju), com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela gestão da praça esportiva.

Aproximadamente 200 crianças com idade entre 4 a 10 anos irão competir nas categorias Pré-Mirim (4, 5 e 6 anos), Mirim (7 e 8 anos) e Infantil (9 e 10 anos).

“O objetivo é promover a interação entre as crianças praticantes da modalidade. Quando elas se inscrevem pela primeira vez no judô, começam a praticar a disciplina desde o nível básico para ir, pouco a pouco, subindo níveis de acordo com que a técnica vai sendo aperfeiçoada. A criança vai crescendo no conhecimento da luta, desenvolvendo suas habilidades e alcançando graus diferentes, chamados de Kyus”, explica o presidente da Fpaju, Alcindo Campos.

Também fazem parte da programação do evento uma apresentação de Kata (sequência de movimentos com técnicas de ataque e defesa), brincadeiras e sorteio de brindes.

Em outubro, também com o apoio da Seel, a Federação reuniu um total de 265 atletas, da capital e de vários municípios paraenses, no IV Circuito Paraense de Judô - Troféu Uadih Charone, realizado no Ginásio do Sesi.

“O judô é uma importante ferramenta para o desenvolvimento motor das crianças, ajudando na flexibilidade, equilíbrio, força, velocidade e estímulo. A disciplina, autoconhecimento, tolerância e companheirismo são benefícios desta modalidade. E neste domingo, apoiado pela secretaria, será realizado esse evento no Mangueirão para o esporte de combate e temos certeza que iremos ver muitos futuros atletas”, disse o diretor técnico de Esporte e Lazer da Seel, Erivelto Pastana.