Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVASUS 2019

Hospital paraense recebe prêmio inédito de gestão do Ministério da Saúde

Projeto do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é reconhecido como um dos cinco melhores do País

Por Governo do Pará (SECOM)
23/11/2019 13h49

Hospital Metropolitano, em AnanindeuaUm projeto do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência foi reconhecido, esta semana, como um dos cinco melhores do País entre os que contribuem para melhorar o atendimento à população com menor custo e maior eficiência. O reconhecimento veio durante a cerimônia do InovaSUS, ocorrida em Brasília, DF, marcando a 7° edição do evento, promovido pelo Ministério da Saúde.

O Hospital Metropolitano foi o vencedor da categoria “Gestão Solidária”, com a implantação na unidade do “Primeiro Laboratório de Tecnologia Assistiva Hospitalar de Baixo custo do Brasil”. O trabalho, inédito até então no Brasil, foi inaugurado em junho de 2019, desenvolvendo e inserindo a Tecnologia Assistiva com o objetivo de proporcionar e ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência. O projeto incentiva ainda a independência e inclusão com a produção de próteses de baixo custo e pautadas na sustentabilidade.

“O reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho que executamos nos estimula a avançar na eficiência da gestão a serviço do restabelecimento e da melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes. Dentre 90 inscritos, fomos um dos cinco premiados em todo o Brasil, o que valoriza a qualidade do atendimento que prestamos e o ganho de custo e eficiência que demonstramos na forma inovadora de confeccionar as órteses que utilizamos” analisa o diretor Hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro.

As órteses confeccionadas, adaptadas para as atividades diárias, são utilizadas pelos pacientes das unidades de terapia intensiva (UTI), unidades de internação, ambulatório, centro de queimados e pronto atendimento. Os materiais utilizados para a confecção da órtese passam por análise de um terapeuta ocupacional, que também avalia o quadro clínico do paciente e gravidade da patologia.

"O Governo Helder e a Sespa têm como desafios o aprimoramento da governança do sistema de saúde, o avanço quali e quantitativo na oferta de serviços à sociedade paraense e a melhoria dos indicadores de saúde do Estado. “O incentivo à criatividade dos trabalhadores em saúde, a busca da inovação, a identificação, o reconhecimento, a valorização e a potencialização de boas e novas práticas são importantes ferramentas para avançar na organização do sistema, no aperfeiçoamento do que somos capazes de entregar à sociedade e na ampliação do grau de satisfação de nossos usuários. O Prêmio Inovasus nos distingue a todos e espero que este reconhecimento reforce as ações já desenvolvidas e inspire novas iniciativas em todo o Estado”. Alberto Beltrame, secretário de saúde do Pará.

Prêmio bônus do INOVASUS 2019

O InovaSUS é o reconhecimento do Ministério da Saúde para incentivar e premiar as experiências inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS), que trazem melhora de indicadores assistenciais e/ou redução de custos.

Referência no Norte do Brasil

A equipe de reabilitação do Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Pará, é formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Referência pelo SUS no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte do País, a unidade dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O Metropolitano recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, de diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.