Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGENS

Mais de 400 bolsas de sangue são coletadas no Dia do Doador de Sangue

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
25/11/2019 20h37

A data foi comemorada com centenas de doações de sangue na sede do HemopaNesta segunda-feira, quando é comemorado o “Dia Nacional do Doador de Sangue” - 25 de Novembro, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) ofereceu uma homenagem especial a doadores e entidades parceiras, que contribuem com o ato voluntário de salvar vidas pela doação de sangue.

Durante o evento, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a relevância dos doadores voluntários para a sociedade. “Uma bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas. Essa é a nossa grande missão, todos os dias: conscientizar as pessoas de que este pequeno gesto pode salvar muitas vidas. Nós estamos diariamente em campanha para que nosso estoque permaneça regular para atender aos hospitais. Nossa luta é permanente, e cada um de nós é parte integrante deste processo”, reiterou o gestor da instituição.O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra (e), na solenidade em homenagem aos doares

Ele também acrescentou os avanços na administração da hemorrede no Pará. “Neste primeiro ano de gestão já tivemos grandes conquistas. Entre elas, a abertura da Agência Transfusional do Hospital Amazônia (em Belém) e, até o final do ano, vamos inaugurar as agências Transfusionais de Uruará (na região oeste) e no Hospital Abelardo Santos (distrito de Icoaraci/Belém). A iniciativa faz parte do nosso programa de descentralização na assistência”, informou Paulo Bezerra.

Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar são instituições parceiras que colaboram constantemente com o banco de sangue da Fundação Hemopa, e por isso receberam homenagens das mãos do presidente da Fundação. Também foi reconhecida a contribuição de mais 20 instituições públicas e privadas, cujos representantes receberam certificação pelo ato solidário.

Osvaldo Bellarmino Júnior mostra a placa em homenagem ao pai, o maior doador de sangue em BelémMaior doador - A Fundação também homenageou “in memoriam” o doador voluntário Osvaldo Bellarmino, que fez cerca de 200 doações em vida, ajudando a salvar 800 pacientes. Ele faleceu em fevereiro deste ano de complicações cardíacas. O auditório da Fundação Hemopa ganhou o nome do maior doador de sangue em Belém. “Meu pai era apaixonado pela causa. Ele fazia aniversário no dia 25 de novembro, e todos os anos trazia um bolo para comemorar com os servidores e doadores no Hemopa”, disse Osvaldo Bellarmino Junior, filho do homenageado.

Após a solenidade, todos cantaram parabéns aos doadores em volta de um bolo gigante alusivo à data. As bandas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, ao lado do Coral dos Servidores da Fundação Hemopa, fizeram a programação musical.Banda de Música da Marinha do Brasil fez parte da programação cultural

“Ato de renovação” – No “Dia Nacional do Doador de Sangue” a recepção da sede da Fundação Hemopa ficou lotada de doadores. Muitas pessoas atenderam ao chamado para doar na data comemorativa. Foram registrados 571 comparecimentos e 439 bolsas de sangue coletadas.

Alexandre Andrade, servidor público, definiu a doação como “um ato de amor, que eu faço questão de realizar. Já sou doador há mais de 15 anos e pretendo continuar até quando atingir a idade máxima”.

O universitário Deivisson Costa não foi ao Hemopa sozinho; levou um grupo de colegas da faculdade. “Para mim é um ato de renovação. Todas as vezes que venho doar sinto como se estivesse renovando meu espírito, pois sei que vou ajudar muitas pessoas com esta doação”, disse o estudante.

A recepção da sede da Fundação Hemopa ficou lotada de doadores voluntários