Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Projeto do Governo do Estado busca impulsionar geração de emprego e renda nos municípios

JUCEPA, SEBRAE, SEASTER, SEPLAN, FAMEP e OCB/SESCOOP, Prefeitura Municipal de Santarém e Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas são parceiros do projeto.

Por Ronilma Santos (SRGBA)
26/11/2019 18h01


Em parceria com Banpará, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) realizou nesta terça-feira (26), em Santarém, no auditório do Centro de Regional de Governo do Oeste do Pará, o evento de apresentação do projeto “Parcerias pelo Pará: agenda do desenvolvimento, emprego e renda”.

A programação teve início às 8:00 horas e se estendeu até às 19:00 horas, com palestras ministradas por representantes de órgãos parceiros ligados à temática do desenvolvimento municipal alicerçado a um ambiente de negócio que impulsione a geração de emprego e renda.

É uma oportunidade que o Estado tem de estar em contato com as regiões, levando conhecimentos importantes. “O Estado se propõe a descer as regiões para levar informações, acesso à credito para quem precisa com o intuito de gerar emprego e renda; o portifólio de serviços que o Estado tem é muito grande e ainda carece de conhecimento, principalmente do gestores e da cadeia produtiva”, disse o Coordenador da SEDEME, Francisco Pantoja.

Na ocasião foram ministradas diversas palestras, as quais deram subsídio para o entendimento de como os produtores podem investir em seus negócios. “O evento oferece informações sobre o incentivo financeiro, mediante o crédito fomentado pelo Banpará e FINEP, disponibilizando crédito para micro, pequenas e médias empresas da região do Baixo Amazonas”, explicou o Direto  de Crédito da SEDEME, Mauro Barbalho.

Para o Secretário de Governo, Henderson Pinto, o programa, como ação do Governo do Estado, está de parabéns, pois ajuda os municípios no que tange o desenvolvimento, integrando órgãos do serviço público e iniciativa privada, com foco na geração de emprego e renda.

“É fundamental essa parceria, trabalhando na capacitação das equipes técnicas dos diversos projetos dos municípios e valorizando suas vocações econômicas e de cada região”, afirmou Henderson Pinto.

Uma das palestras, tratou sobre as Ferramentas de Gestão para Municípios, que são mecanismos disponibilizados, de forma gratuita, para todos os municípios do Estado do Pará que estão filiados à Federação das Associações do Municípios do Estado do Pará (FAMEP). Nesse contexto, foram apresentas “ferramentas de compras, arrecadação, captação de recursos e criação do escritório de projeto regional a nível estadual”, pontuou o Assessor Técnico da FAMEP, Fabiano Cardoso.

O projeto se configura como uma importante iniciativa do Governo do Estado, pois integra regiões e traz mecanismos necessários para a manutenção do setor produtivo. “Achei muito importante esse projeto pelo fato de sentir que o governo do Estado se colocou à disposição de lutar pela nossa região, e com o projeto de o governo de aproximar, será muito bom para todos”, disse participante, o Vereador João Branco, do município de Monte Alegre.

Durante o evento, o representante do Banpará explicou como ter acesso as linhas de crédito, oferecidas pelo banco.

“Nós viemos com parceria, principalmente com a Sedeme que vem capitaniando o projeto Parcerias pelo Pará e a gente vem oferecer nossas linhas de crédito, ofecerecer os nossos serviços, trazer a informação de como o banco vem avançando , principalmente no que condiz ao desenvolvimento do Estado.” Explicou Felipe Ribeiro – Gerente de Negócios de fomento Banpará.

Ao percorrer 12 regiões de integração, o projeto propõe a promoção e integração de ações de desenvolvimento do Estado através da união de esforços entre municípios, iniciativa privada e entidades de classes representativas dos setores produtivos locais. Tem como parceiros o seguintes órgãos: JUCEPA, SEBRAE, SEASTER, SEPLAN, FAMEP e OCB/SESCOOP, Prefeitura Municipal de Santarém e Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas.