Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO BENGUI

Abertura da Copa NEL-TerPaz reúne quase 400 estudantes de escolas públicas

Por Paulo Garcia (SETRAN)
30/11/2019 12h12

Cerimônia de lançamento do campeonato no Ginásio da Escola Estadual Waldemar HenriqueCerca de 400 estudantes de setes escolas da rede pública estadual de ensino, atendidas pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), participaram na manhã deste sábado (30) da abertura da Primeira Copa NEL-TerPaz, evento coordenado pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).

A cerimônia de lançamento do campeonato foi realizada no Ginásio da Escola Estadual Waldemar Henrique (Caic), no bairro do Bengui. Em Belém. O estudante Kauan Henrique, 14 anos, estava ansioso pelos jogos. "Sou da Escola Camilo Salgado, do Jurunas. Lá jogamos muita bola. acredito que vamos fazer bonito nessa Copa", disse o estudante.Organizadores da Primeira Copa NEL-TerPaz

A professora de educação física Simone Frota organizou os alunos da Escola Frei Daniel, no bairro do Guamá. "Eles acordaram cedo e estão muito empolgados com o evento. Essa Copa só veio acrescentar, porque para os alunos qualquer atividade de esporte os motivam a participar", contou a professora.

Idosos do Projeto Vida Longa se apresentaram na abertura. "Somos um grupo com cerca de 600 idosos. Trouxemos 15 integrantes para realizar uma apresentação de carimbo. É a primeira vez que participamos da abertura de um campeonato. Estamos muito felizes", disse Lilian Gusmão, idealizadora do projeto.

O secretário Ricardo Balestreri ressaltou a importância do Núcleo de Esporte e Lazer da SeducO treinador de futsal da Base do Clube do Remo, Victor Hugo, foi convidado para participar do campeonato. "Vim prestigiar o evento a convite da coordenação. É uma oportunidade também para descobrir novos talentos para nosso time", frisou o treinador.Participantes do Projeto Vida Longa foram atração na abertura

Integração - Segundo a coordenação do evento, o objetivo do campeonato é promover integração entre os alunos. "O lançamento da Copa NEL-TerPaz é um marco. Conseguimos reunir as escolas dos territórios e estamos trabalhando não só o esporte, mas também com ações nas escolas, como palestras e bate-papo sobre combate às drogas, à violência e ao alcoolismo. Na área do esporte começamos com futsal, mas vamos expandir para outras modalidades. O campeonato só está começando", informou Marcley Lima, coordenador de Esportes da Seduc.

Na abertura houve jogo recreativo entre as escolas estaduais Waldemar Henrique e Maria Luísa

O secretário de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, também participou do evento. "É preciso ressaltar a importância do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, que sempre tem fomentado eventos e atividades nos Territórios pela Paz. A Copa NEL-TerPaz é uma maneira de congregar e integrar os alunos. Esse é só o começo. Ainda vamos fazer muito mais", adiantou o secretário.O secretário Ricardo Balestreri ressaltou a importância do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc

Na abertura foi realizado um jogo recreativo entre as escolas estaduais Waldemar Henrique e Maria Luísa. A disputa foi acirrada, com vitória dos alunos da Escola Waldemar Henrique por 2 a 1. Na próxima sexta-feira (06) será informada a programação dos próximos jogos.