Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Seel aprimora técnicas de canoagem por meio de curso em Oriximiná

Por Paula Portilho (EMATER)
02/12/2019 17h04

Oriximiná, no oeste do estado, sedia até sábado (7) o curso de canoagem promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), na orla do Lago do Iripixi. A capacitação, com 20 participantes, iniciou nesta segunda-feira (2), ministrada pelo técnico na modalidade, Thales Teixeira Bianchi, especialista em treinamento desportivo.

O objetivo é preparar os coordenadores de núcleos e monitores do projeto de canoagem desenvolvido pela Secretaria para melhor orientar os alunos que já dominam as técnicas e que vem se destacando, com possibilidade de se tornarem atletas de rendimento.

"O curso é destinado a coordenadores dos núcleos e monitores, mas é estendido a profissionais da área de educação física e esportistas", explicou a coordenadora Márcia Corrêa.

O ministrante do curso, Thales Teixeira, professor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e tem trabalhos desenvolvidos junto a Confederação Brasileira de Canoagem.

O projeto tem como objetivo ministrar aulas de canoagem de velocidade para adolescentes e jovens de 13 a 18 anos, incentivando a importância do esporte e respeito ao meio ambiente. Atualmente, os núcleos que estão em funcionamento nos municípios de Oriximiná, Senador José Porfírio e Portel. No total, o projeto atende de forma gratuita mais de 200 alunos.

Recentemente, os polos localizados em Senador José Porfírio e Portel, receberam oficinas de reparos de caiaques, proporcionando aos participantes mais conhecimentos, inclusive incentivando a geração de renda local.

Cada núcleo recebeu as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das aulas: 12 coletes, dez caiaques, dez remos, três raias de 200 metros, seis boias de arinque, além de camisas.